Os estudantes do Espírito Santo que sonham em fazer a graduação já podem acessar o edital do Programa Nossa Bolsa 2023. O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), lançou, nesta quinta-feira (22), a chamada pública com bolsas para o início do ano letivo.
Serão ofertadas 1.000 bolsas integrais para graduação, ou seja, com 100% das mensalidades dos cursos custeados pelo Governo do Estado. As inscrições serão abertas no dia 23 de janeiro com prazo até 14 de fevereiroe a seleção será por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2018 a 2022. O interessado poderá optar por qual edição do Enem quer usar a nota na seletiva.
O Nossa Bolsa 2023 também uma parceria da Fapes com a Secretaria da Educação (Sedu) e investe R$ 42,2 milhões para custear os cursos de graduação que duram, em média, cinco anos. O valor é proveniente do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Sedu.
O processo seletivo do Nossa Bolsa oferta 1.000 bolsas em 54 cursos de diversas áreas profissionais em 33 instituições de Ensino Superior, localizadas em quinze municípios em todas as regiões do Estado. A novidade desta edição é que uma das bolsas é para o curso de medicina na Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam).
Quem pode participar do Nossa Bolsa?
O Programa Nossa Bolsa concede bolsas em cursos de graduação ofertados por instituições privadas e é destinado aos capixabas que concluíram o Ensino Médio em escolas da Rede Pública de Ensino ou em escolas privadas, na condição de bolsistas integrais, e integra o eixo Ensino Superior, do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, que tem o objetivo de reunir e organizar políticas estaduais de educação profissional, de educação de níveis técnico e superior, priorizando a educação a distância, além da pesquisa, extensão e a inovação.
De acordo com o edital de seleção, somente poderá participar do Nossa Bolsa 2023 o estudante que atender a uma das condições a seguir:
- Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública localizada no Espírito Santo;
- Ter cursado completamente o Ensino Médio em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
- Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
- Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) no Espírito Santo;
- Ter cursado o Ensino Médio e/ou Curso Técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo.
Não podem concorrer a uma das bolsas os estudantes que:
- Já tenham sido beneficiários do Programa Nossa Bolsa;
- Já tenham concluído qualquer curso de graduação.






