O setor de tecnologia está aquecido em todo país, inclusive, no Espírito Santo. No entanto, falta mão de obra qualificada para ocupação dos postos de trabalho existentes em diferentes níveis. Para atender à demanda do mercado, o Senac-ES acaba de abrir chances de formação gratuita nas áreas de Tecnologia da Informação, por meio Programa Senac de Gratuidade (PSG). Ao todo, são 300 vagas, para mais de 10 cursos.
As matrículas devem ser feitas na secretaria do Senac Vitória, localizada na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 2077, em Bento Ferreira. Os candidatos precisam levar RG, CPF e os documentos que comprovem o pré-requisito, como o perfil socioeconômico descrito no edital PSC 06.
- Programador de Sistemas;
- Programador Web;
- Administrador de Redes;
- Arquitetura de Sistemas Cloud Computing;
- Proteção de Dados em Segurança de Redes de Computadores;
- Business Inteligence com Excel;
- Gestão de Banco de Dados e SQL;
- Lei Geral de Proteção de Dados;
- HTMLe CSS – Criação de websites;
- Lógica de Programação;
- Programação Web com PHP;
- Técnico em informática para Internet.
De acordo com relatório da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação (TI) e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), estima-se que as empresas de tecnologia demandem 797 mil talentos até 2025. Porém, o número de formandos está aquém da demanda, com um déficit anual de 106 mil talentos.
Ainda segundo a Brasscom, o setor de TI tem potencial para criar 530 mil vagas de emprego no Brasil até 2025. A inovação tecnológica permeia todos os processos da indústria, comércio, serviços, promovendo novos hábitos e formas consumo e produção de bens e serviços. Também alcançam as relações interpessoais, por meio da criação de aplicativos que alteram o modo de comunicação entre as pessoas, através de dispositivos como os smartphones.
O profissional de TI é alguém com habilidades para suprir uma lacuna no novo cenário laboral, reconfigurado pela tecnologia. Tem suas tarefas desempenhadas em espaços criativos, que mesclam automação e diferentes tecnologias como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem, colaborando com o processo de digitalização das empresas.







