Vitória amplia atendimentos médicos especializados e introduz serviços dermatológicos inéditos
Vitória se destaca mais uma vez nos investimentos em saúde. De forma pioneira, o município passará a oferecer tratamentos dermatológicos e também aumentou novamente o número de consultas com médicos especialistas. A novidade foi anunciada durante uma cerimônia na sala de reuniões da PMV, na última quinta-feira (19), com a publicação de novos editais que ampliam significativamente a oferta de atendimentos em dermatologia, obstetrícia, endocrinologia e ginecologia.
Com os novos recursos, a prefeitura começará a oferecer, pela primeira vez, procedimentos na área de dermatologia, incluindo cauterizações, biópsias de pele, desbastamento de calos, eletrocoagulação de lesões e remoção de tumores, cistos e lipomas. A expansão na quantidade mensal de consultas dermatológicas ultrapassará 150%, passando de 5.484 para 13.812 consultas anuais.
O evento contou com a presença da vice-prefeita de Vitória, Cris Samorini, da secretária municipal de Saúde, Magda Lamborghini, e de representantes comunitários de diversos bairros da capital. “Vitória está promovendo uma verdadeira transformação na saúde de seus cidadãos, fruto de um amplo planejamento e das decisões tomadas nos últimos anos. É por isso que os resultados aparecem e mostram que Vitória escolheu priorizar a saúde pública e melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas”, declarou Cris Samorini.
“Em 2021, tínhamos 160 mil pessoas na fila por uma consulta ou exame especializado, com espera de até cinco anos. Hoje, conseguimos agendar 98% desses atendimentos em até cem dias, atendendo à diretriz do Enunciado 93 do Conselho Nacional de Justiça. Com a ampliação das especialidades que anunciamos agora, nossa expectativa é que 100% das consultas e exames sejam marcados dentro do prazo de cem dias”, explicou a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.
Especialidades
Na endocrinologia, o aumento será ainda mais expressivo: os atendimentos passarão de 1.812 para 12.576 por ano, o que representa um crescimento de cerca de 600% na capacidade de oferta.
Na ginecologia, a disponibilidade aumentará de 10.764 consultas anuais para 15.084, uma alta superior a 37%, reforçando o cuidado com a saúde feminina e reduzindo o tempo de espera por um atendimento especializado, principalmente para gestantes de alto risco.
No total, serão oferecidas, somente nessas especialidades ao longo de 2026, 41.472 consultas e exames especializados, com um investimento de R$ 2,4 milhões.







