Nesta terça-feira (8), a Uber apresentou uma série de iniciativas em seu plano de sustentabilidade, com o objetivo de se tornar um serviço com zero emissões de carbono até 2040.
Entre as novas medidas, a empresa introduziu um chatbot de inteligência artificial para ajudar motoristas a considerarem a aquisição de carros elétricos. O assistente virtual pode esclarecer dúvidas sobre os benefícios de veículos híbridos e elétricos, sugerir modelos com base na quilometragem média e informar sobre descontos disponíveis.
Além disso, a Uber lançará um programa de mentoria, conectando novos motoristas de carros elétricos a condutores mais experientes, e oferecerá descontos em recargas em pontos específicos no Reino Unido.
Para os usuários do aplicativo, a empresa anunciou a expansão da categoria de carros elétricos para mais de 40 cidades ao redor do mundo, com tarifas semelhantes às do UberX. Os passageiros poderão indicar sua preferência por veículos elétricos e monitorar a quantidade de emissões de carbono que estão evitando ao escolher essa opção.
Em algumas localidades, a Uber realizará demonstrações temporárias de corridas com veículos elétricos e lançará produtos na loja digital do app, priorizando marcas comprometidas com questões climáticas.
Por fim, os usuários que enviam produtos pela plataforma poderão optar por embalagens sustentáveis, e a empresa irá financiar iniciativas de empreendedorismo para empreendedores relevantes na plataforma. Até o momento, não há informações sobre quando essas novidades estarão disponíveis no Brasil.