Em uma nova iniciativa para coibir a disseminação de fraudes online, o Google está testando a exibição de um selo de verificação que atesta a legitimidade de sites comerciais nos resultados de busca. O objetivo é evitar que usuários acessem links que direcionem para páginas fraudulentas.
De acordo com o site The Verge, o selo azul, similar ao utilizado pela Meta em suas plataformas sociais, aparece ao lado do nome do site nas pesquisas. Quando presente, o selo indica que a página é autêntica e não uma imitação que possa representar riscos para os visitantes. “Estamos sempre experimentando recursos que ajudem os consumidores a identificar empresas confiáveis online. Atualmente, estamos realizando um pequeno experimento com marcas de seleção ao lado de certas empresas no Google,” afirmou Molly Shaheen, porta-voz de relações públicas da gigante tecnológica.
Ao passar o mouse sobre o selo, a mensagem exibida é: “Os sinais do Google sugerem que esta empresa é quem diz ser”. Segundo Shaheen, a empresa utiliza dados do Merchant Center e avaliações manuais para verificar a idoneidade das páginas.
Este recurso já é familiar para os usuários do Gmail, onde um selo azul ao lado do nome do remetente indica que a mensagem foi verificada e autenticada, diminuindo os riscos de golpes.
A marca de seleção foi observada em links de grandes marcas como Apple, Microsoft, Epic Games, HP, Amazon e Meta. No entanto, o selo desaparecia ao fazer login em uma conta do Google diferente, sugerindo que a funcionalidade ainda não está disponível para todos os usuários.
Ainda não há informações sobre quando o selo de verificação nos resultados de busca será disponibilizado para toda a base de usuários. O recurso autentica páginas de empresas que se inscrevem na plataforma de verificação da empresa de Mountain View.