O Facebook distribuiu mais de US$ 2 bilhões para criadores de conteúdo ao longo do ano passado, por meio de diferentes formas de monetização, como vídeos, Reels, fotos e publicações em texto. De acordo com a empresa, os pagamentos relacionados a Reels e vídeos curtos registraram um crescimento de mais de 80% em 2023. Desde 2017, mais de 4 milhões de criadores já foram recompensados pelos fundos de monetização.
Nesta quarta-feira (2), a Meta anunciou uma nova iniciativa que promete ampliar ainda mais essas recompensas: o Facebook Content Monetization Beta, programa que unifica os três principais mecanismos de monetização da plataforma — anúncios em transmissões ao vivo, anúncios em Reels e bônus de performance — em uma única ferramenta. A ideia é simplificar o processo e facilitar o acesso dos criadores a diferentes formatos de conteúdo para monetização.
Agora, os criadores poderão ser remunerados pelo engajamento em Reels, vídeos longos, fotos e publicações em texto de forma mais integrada. “Com o Facebook Content Monetization, os criadores terão acesso a um único programa de monetização, permitindo que monetizem vários formatos e acompanhem o desempenho com um conjunto unificado de insights”, afirmou a Meta, ressaltando que o modelo de pagamento permanecerá inalterado.
A partir desta semana, a Meta começará a enviar convites para mais de um milhão de criadores que já participam dos programas de monetização do Facebook. No entanto, a abertura completa das inscrições para o novo modelo não acontecerá até 2025. Criadores interessados podem se inscrever no site oficial da empresa para demonstrar interesse.