quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Anvisa apresenta novas imagens para embalagens de produtos derivados do tabaco

Nesta sexta-feira (18), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revelou em audiência pública em Brasília as novas imagens que serão incluídas nas embalagens de produtos derivados do tabaco, além de mostruários e expositores em estabelecimentos comerciais. A iniciativa visa atualizar as advertências sanitárias, mantendo a eficácia na comunicação dos riscos à saúde associados ao consumo de tabaco.

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De acordo com a Anvisa, a atualização regular das advertências é fundamental para garantir que os consumidores estejam cientes dos principais danos à saúde causados pelo tabagismo e das substâncias responsáveis por esses efeitos. “Essas advertências representam uma das campanhas de comunicação em saúde mais efetivas do país, contribuindo significativamente para a política de saúde pública no combate ao tabagismo”, afirmou a agência em nota.

O novo conjunto gráfico inclui sete imagens impactantes que ilustram os danos à saúde provocados pelo tabagismo, abordando temas como aborto, cegueira, câncer e morte. As mensagens associadas às imagens buscam transmitir desespero, dor e angústia, com cores amarelas fortes para captar a atenção do público.

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As imagens que estarão impressas nas embalagens de produtos como cigarros, charutos, cigarrilhas, fumo para cachimbo e tabaco mastigável estão disponíveis para visualização no site da Anvisa. Nos mostruários e expositores de lojas que vendem produtos derivados do tabaco, as mensagens focarão nos danos coletivos, destacando as consequências do fumo passivo e as ameaças à saúde pública.

Para facilitar o acesso às informações, especialmente para pessoas com deficiência (PCD), as novas peças publicitárias incluirão QR Codes que direcionam para conteúdos em áudio relacionados às advertências.

As propostas coletadas durante a audiência pública serão consolidadas por uma equipe técnica da Anvisa, que utilizará essas informações para elaborar uma nova norma a ser votada pela Diretoria Colegiada (Dicol) do órgão. A Anvisa também definirá a frequência de alterações nas imagens, prevendo uma duração de dois anos para as novas advertências, com validade até 2027.

No Brasil, o modelo de aviso de advertência em produtos derivados do tabaco foi instituído em 2001 e já passou por quatro atualizações: em 2003, 2008 e 2017. O país foi pioneiro na implementação de imagens em avisos sanitários, seguindo a recomendação da Comissão Nacional para Controle do Tabaco, oriunda da Assembleia Mundial da Saúde em 2000.

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