Nesta quarta-feira (09), a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) dará início a manutenções preventivas nas Estações de Tratamento de Água (ETA) Cobi, em Vila Velha, que abastece Vitória, e na ETA de Guarapari. As intervenções visam garantir melhorias no abastecimento durante o Verão, quando o consumo de água tende a aumentar.
Na ETA Cobi, os trabalhos começarão às 14 horas, com previsão de término às 20 horas. Já na ETA de Guarapari, as atividades terão início às 6 horas e também estão programadas para serem concluídas às 20 horas.
Essas ações são parte de um cronograma contínuo de melhorias nos sistemas operacionais da Companhia, reafirmando seu compromisso em oferecer um serviço de qualidade à população. A recomendação é que os moradores façam reservas de água antecipadamente. A normalização completa do abastecimento deverá ocorrer em até 24 horas após o término das manutenções, com o retorno gradual começando pelos imóveis mais próximos às estações de bombeamento e pelas áreas mais baixas.
Durante a retomada do abastecimento, a população pode enfrentar algumas dificuldades temporárias, como falta momentânea de água e alterações na coloração. A falta de água pode ser atribuída a vazamentos ocultos, falhas nas estações de bombeamento ou obstruções nos hidrômetros. A Cesan garante que suas equipes estarão disponíveis para atender eventuais problemas e que o abastecimento complementar será feito por caminhões-pipa, quando necessário.
A alteração na cor da água, que pode ocorrer devido a pequenas partículas soltas das tubulações, não indica contaminação. A Companhia realizará descargas em pontos estratégicos da rede para minimizar esse efeito, mas recomenda que os consumidores descartem a água descolorida e entrem em contato para qualquer verificação. O ressarcimento por água descartada ou pela compra de água de terceiros pode ser solicitado através dos canais de atendimento disponíveis.
Os moradores podem contatar a Cesan pelo telefone 115, no site www.cesan.com.br ou pelo WhatsApp (27) 3422-0115. A Companhia opera 92 estações de tratamento e atende 53 municípios do Espírito Santo, produzindo anualmente mais de 250 bilhões de litros de água. Para garantir a distribuição, mantém uma vasta infraestrutura com mais de nove milhões de metros de redes, 422 estações de bombeamento e 266 reservatórios, totalizando uma capacidade de armazenamento de 192 milhões de litros. As obras e manutenções periódicas são essenciais para o funcionamento eficaz desse sistema.
Confira a lista de bairros afetados: