Tramita na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) o Projeto de Lei (PL) 298/2024, de autoria do deputado Coronel Weliton (PRD), que propõe declarar o Mercado da Capixaba, localizado no Centro de Vitória, como patrimônio histórico, cultural e turístico do estado. O mercado foi um importante ponto econômico da capital desde a década de 1920 até o início dos anos 2000, quando um incêndio danificou o prédio. Recentemente, o imóvel foi reformado com o objetivo de revitalizar a região central, gerar empregos e atrair novos empreendedores.
O deputado Coronel Weliton destaca que o edifício foi erguido em 1926, durante o governo de Florentino Avidos, para substituir o antigo mercado municipal. Localizado na atual avenida Jerônimo Monteiro, o prédio foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1983. Em 1996, passou por uma restauração que abrigou a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no segundo andar, mas, em 2002, um incêndio destruiu o teto do pavimento superior.
A reforma atual visa transformar o espaço em um polo de comércio voltado para o artesanato, livros, produtos típicos do agronegócio capixaba, além de flores e estabelecimentos gastronômicos, contribuindo para a valorização da cultura local.
O projeto ainda será avaliado pelas comissões de Justiça, Cultura, Turismo e Finanças antes de seguir para votação em plenário.







