Na última sexta-feira (20) e nesta terça-feira (24), o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), em colaboração com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), organizou treinamentos voltados aos consultores do Programa Reflorestar nas cidades de Alegre e Nova Venécia, respectivamente. A capacitação teve como objetivo padronizar o conhecimento técnico dos consultores sobre o programa, além de responder a dúvidas e fortalecer o diálogo entre a Seama e o Bandes.
Cerca de 50 consultores credenciados participaram da atualização, que abordou aspectos técnicos do reflorestamento e o funcionamento do Programa Reflorestar. Essa iniciativa visa garantir a coesão e clareza entre os envolvidos, além de fomentar uma comunicação eficiente, para consolidar a atuação do Reflorestar no Espírito Santo.
Criado em 2011, o Programa Reflorestar é uma ação do Governo do Espírito Santo com o propósito de restaurar o ciclo hidrológico do estado, promovendo a conservação e recuperação da vegetação nativa. O Bandes, que desde 2016 atua como agente técnico e financeiro do programa, tem desempenhado um papel crucial na elaboração de novos projetos que aumentam a cobertura florestal da Mata Atlântica.
Os consultores do Reflorestar são figuras essenciais no sucesso do programa, atuando como elo entre os produtores rurais e as instituições envolvidas, como a Seama e o Bandes. Eles são responsáveis por prospectar e acompanhar os produtores, além de desenvolver e monitorar projetos que serão revisados pelos engenheiros agrônomos do Bandes.
Impacto socioambiental
O Reflorestar oferece aos proprietários rurais várias formas de apoio, incluindo incentivos financeiros para conservar áreas florestais, recuperar vegetação por meio de regeneração natural e plantar espécies nativas da Mata Atlântica. Além disso, incentiva a gestão sustentável de florestas manejadas.
Patrick Gomes Silva, gerente de Fundos e Programas do Bandes, ressaltou que o banco capixaba busca constantemente oferecer serviços sustentáveis para o estado. “O apoio do Bandes à preservação ambiental e ao reflorestamento, através do Reflorestar, não só combate a degradação ambiental, como também gera renda para os produtores rurais. Essa iniciativa contribui para restaurar o solo, preservar nascentes e conservar a biodiversidade da Mata Atlântica”, destacou.