1 de fevereiro de 2026
domingo, 1 de fevereiro de 2026

Bolsas e mochilas: especialistas revelam o passo a passo para garantir a durabilidade dos objetos

Seja para transportar materiais escolares, equipamentos eletrônicos ou até mesmo ser aquela companheira para todas as viagens, a verdade é que as mochilas e bolsas são indispensáveis no cotidiano de qualquer pessoa. No entanto, além de se beneficiar das facilidades que esses acessórios proporcionam para o dia a dia, é fundamental desenvolver o hábito de cuidado deles. Afinal, muito mais do que uma questão de estética, zelar por esses produtos é uma garantia de maior tempo de vida útil.

Continua após a publicidade

“Para que as bolsas ou mochilas cumpram os seus papeis funcionais em nossa rotina, é crucial realizar um investimento em uma boa peça a fim de assegurar toda a resistência, conforto, segurança e estilo que elas podem nos proporcionar. Por isso, se dedicar a pequenos cuidados diários é imprescindível”, afirma Tatiana Mizutani, Coordenadora de Produtos da Sestini, rede referência em malas, bolsas, mochilas e acessórios. Pensando em ajudar os brasileiros nessa missão, a especialista listou as cinco principais sugestões para a preservação dos utensílios. Confira abaixo:

Armazenamento adequado

Continua após a publicidade

Guardar os acessórios de forma correta é o passo inicial para prevenir o desgaste prematuro dos materiais. “Priorize locais secos e longe da luz solar direta, além de dar preferência para o uso de sacos de tecido ou de algodão para certificar uma proteção contra o pó e a umidade”, diz Tatiana.

Evite a sobrecarga

O peso excessivo em mochilas e bolsas pode deformar a estética original da peça, além de danificar as alças, costuras e causar danos à saúde. “A sobrecarga reduz a vida útil dos itens, forçando partes que não foram projetadas para suportar tanta carga. Além disso, estudos mostram que crianças não devem carregar mais que 10% de seu peso, evitando problemas futuros”, explica a coordenadora.

Limpe com frequência 

Limpar as peças de maneira periódica com produtos adequados para cada tipo de material é a base da durabilidade. Para o couro e tecidos, é ideal a utilização de panos úmidos com água morna e sabão neutro. Por fim, evitar detergentes e outros produtos químicos agressivos é fundamental para não danificar as superfícies”, revela a especialista.

Atenção com produtos químicos

Evite o contato dos produtos com perfumes, cosméticos, cremes e demais produtos químicos. “Essa aproximação pode manchar ou danificar a superfície dos itens. Quando aplicar um perfume, faça isso antes de utilizar o item”, finaliza Tatiana.

Use produtos específicos para limpeza

A limpeza mais completa das peças requer cuidados. Por isso, o uso de produtos específicos para esse tipo de higienização é recomendado. Para garantir um cuidado prolongado, a CleanNew, uma das maiores franquias de higienização e conservação de estofados do Brasil, desenvolveu produtos específicos de limpeza e blindagem para bolsas. O Kit CleanNew Linha Pessoal! Magic CleanNew traz uma proposta de limpeza e conservação inédita no mercado. Os produtos oferecem limpeza mágica e higienização profunda.

A Blindagem para tecidos cria uma barreira invisível que protege bolsas contra manchas indesejadas. A dupla permite que a pessoa execute pequenos procedimentos de limpeza de maneira rápida. “O desenvolvimento dos produtos foi pensado para atender a necessidade de pequenas manutenções nas peças. Ao criar uma camada protetora,  a blindagem evita o desgaste causado pelo uso diário, prologando a vida útil dos itens e preservando sua beleza”, explica Fritz Paixão, CEO da marca.

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Temp. Agora
25ºC
Máxima
28ºC
Mínima
22ºC
HOJE
20/01 - Ter
Amanhecer
05:16 am
Anoitecer
06:26 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
4.12 km/h

Média
21ºC
Máxima
21ºC
Mínima
21ºC
AMANHÃ
21/01 - Qua
Amanhecer
05:17 am
Anoitecer
06:26 pm
Chuva
92.5mm
Velocidade do Vento
5.38 km/h

Bruxo, Poeta e Geógrafo: A Reconstrução de um Olhar

Fabrício Costa

Leia também