A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, visitou nesta sexta-feira (12) o Centro Nacional de Vacinas em Belo Horizonte (MG), onde anunciou que a vacina Spin-TEC, desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), está em fase avançada de desenvolvimento para combate à covid-19. Segundo o Ministério, a última etapa de testes clínicos do imunizante deve iniciar ainda este ano.
Luciana Santos enfatizou a importância estratégica do Centro Nacional de Vacinas para o Brasil, destacando que além da vacina contra a covid-19, estão em andamento pesquisas para desenvolvimento de vacinas contra dengue, leishmaniose e malária, atendendo às necessidades específicas do país em relação a doenças locais.
O complexo será o primeiro do Brasil dedicado à pesquisa e fabricação de insumos farmacêuticos, capaz de conduzir todas as etapas do desenvolvimento de vacinas. As obras estão previstas para serem concluídas até 2026.
Além disso, a ministra mencionou os editais que serão lançados pelo Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia (FNDCT), em parceria com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), que visam apoiar a ciência, tecnologia e inovação no país. Estes editais fazem parte da iniciativa para recompor integralmente o FNDCT, com recursos totalizando R$ 12,8 bilhões neste ano.
Luciana Santos destacou que Minas Gerais será contemplada por esses editais, que têm como objetivo fortalecer as políticas públicas de ciência e tecnologia no Brasil, representando um novo ciclo de retomada da pesquisa científica no país, iniciado pelo governo federal.