O Cinema Audiovisual e Pesquisa (Cinap) abriu inscrições para oficinas e residência na área do audiovisual. São seis vagas para residência e 20 vagas para oficina on-line, todas focadas no desenvolvimento de projetos de cinema. O prazo para se inscrever é até o dia 10 de julho, e as formações acontecem entre julho e agosto deste ano.
Os interessados podem optar por dois formatos de formação: a residência, que inclui material didático, traslado de Vitória a Guarapari, estadia e alimentação; ou a oficina on-line. Em ambos os formatos, os participantes aprenderão sobre processos de pesquisa para projetos de filme, técnicas de pesquisa, licenciamento de imagens, além de discutir o complexo mundo dos direitos autorais.
A professora Thais Helena Leite, com mais de 30 anos de experiência em pesquisa audiovisual, ministrará tanto a residência quanto a oficina. Na oficina on-line, também haverá a participação da diretora de arte Joyce Castelo, que compartilhará suas experiências e vivências no campo audiovisual com os alunos.
Todas as formações são gratuitas e oferecerão certificado aos participantes. O projeto do Cinap é realizado com recursos do Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
Residência
- Datas: 30, 31 de julho e 1º de agosto
- Inclui: Kit com material didático, translado de Vitória a Guarapari, estadia na pousada e alimentação. Aulas-vivências-práticas.
- Requisitos: Exclusiva para capixabas ou residentes no Espírito Santo há mais de dois anos. É necessário levar notebook próprio.
Oficina On-line
- Datas: 6 a 8 de agosto
- Abertura para: Pesquisadores de outros estados. Destinada a maiores de 16 anos, profissionais do audiovisual como roteiristas, diretores, equipe de arte e demais realizadores.
- Prioridade: Para quem está em processo de pesquisa para curta, longa-metragem documentário ou ficção. Reserva de 10% das vagas para mulheres, 10% para negros ou indígenas, e 10% para a comunidade LGBTQIAPN+.
Sobre as Professoras
Thais Helena Leite: Professora, escritora e pesquisadora com mais de 25 anos de experiência em história do Espírito Santo e Patrimônio Material e Imaterial Brasileiro. Atua na área de Metodologia para cursos de Publicidade, Logística e Recursos Humanos, com formação na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e cursos na Cinemateca, Arquivo Nacional e Arquivo Público Mineiro.
Joyce Castelo: Diretora de arte com vasta experiência em projetos para cinema, televisão, videoclipe, publicidade e eventos culturais. Trabalhos destacados incluem “Os Primeiros Soldados” e “A Matéria Noturna”. Atua em produções de curtas, videoclipes e comerciais, além de coordenação de produção e oficinas de direção de arte.
Inscrições
- Prazo: Até 10 de julho
- Link: Instagram do projeto
- Mais informações: Site oficial







