No dia 17 de julho, é comemorado o Dia Mundial de Proteção às Florestas, data estabelecida para conscientizar a sociedade sobre a importância das florestas e incentivar ações de preservação. No Espírito Santo, o órgão responsável pela defesa florestal é o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).
Para monitorar a vegetação da Mata Atlântica e suas florestas, o Idaf utiliza tecnologia de ponta, como drones e imagens de satélites, e dispõe de escritórios em todos os municípios capixabas, com servidores realizando um trabalho crucial no dia a dia do campo.
Segundo o diretor-presidente do Idaf, Leonardo Monteiro, em 2023, o instituto realizou 2.052 fiscalizações ambientais e florestais. “As fiscalizações ganharam força com os investimentos do Governo do Estado no ano passado, para a renovação da frota e aquisição de cinquenta drones. Outra novidade é que, em breve, novos servidores tomarão posse por meio do concurso público, integrando nosso time e aumentando nosso efetivo que atua diretamente na proteção das florestas”, afirmou Monteiro.
Monteiro destaca que a eficiência dos servidores do Idaf é primordial para o cumprimento das leis de proteção às florestas. “Quem comete crime ambiental é identificado e penalizado na esfera administrativa, tendo que recuperar o dano causado ao meio ambiente. Estamos trabalhando para zerar o desmatamento ilegal no Espírito Santo. As florestas desempenham um papel vital em nosso planeta, fornecendo diversos benefícios e serviços ecossistêmicos. Elas são o lar de inúmeras espécies da fauna e da flora, mantêm o equilíbrio climático global, protegem os recursos hídricos e são fonte de matérias-primas essenciais para nossa sobrevivência”, enfatizou.







