Com muito congo e alegria, Fundão recebe neste sábado (13), a Cortada do Mastro de São Benedito e São Sebastião, rito que faz parte dos os tradicionais festejos a São Sebastião e São Benedito. O evento cultural popular contará com programação também nos dias 20 e 21 de janiero.
A atividade está previstas para começar às 18h, com concentração das bandas de congo em frente à Igreja Matriz de São José.
O ritual começa com o mastro sendo cortado e preparado, pintado com cores alegres e vivas, o navio recebe o preparo dos festeiros, a bandeira é pintada por artistas e artesãos, e a corda é preparada para receber as mãos que afagam e forçam a puxada do navio. Os tambores surrados recebem novos couros, e a casaca também recebe novas cores.
No sábado (20), será realizada a Puxada do Navio, a previsão é de que o evento comece às 19h. Já no domingo (21) é a vez do Encontro Regional de Bandas de Congo, um dos principais momentos da festa.
Estarão reúnidas bandas filiadas à Associação das Bandas de Congo de Fundão, além de diversas outras vindas de vários municípios do estado, como Serra, Vitória, Vila Velha, Cariacica, Aracruz, Ibiraçu, Linhares, João Neiva e Viana. A previsão é de que 14 bandas participem do Encontro, entre elas: Konfogo, São Benedito e São Sebastião, Bandeira 1, Banda de Congo Mirim São Benedito.
Programação:
13/01 (sábado)
18h – Cortada do Mastro de São Benedito e São Sebastião
20/01 (sábado)
19h – Puxada do navio
21/01 (domingo)
9h – Missa Festiva em honra a São Sebastião e São Benedito, na Igreja Matriz São José
17h30 – Encontro Regional das Bandas de Congo.
Chegada das bandas na praça da Igreja Matriz São José
19h – Desfile das Bandas de Congo
20h – Puxada do Navio
21h – Fincada do Mastro
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui