4 de fevereiro de 2026
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Dezembro Vermelho é dedicado à conscientização da prevenção do HIV/Aids

A campanha do “Dezembro Vermelho” começa nesta sexta-feira (1º), com o objetivo de trazer conscientização sobre a prevenção do HIV/Aids. Segundo a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Coordenação Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis IST/Aids, a iniciativa tem como meta unir esforços na batalha contra o vírus, promovendo o diagnóstico precoce do HIV/Aids.

Continua após a publicidade

A campanha também busca aprofundar o assunto sobre a prevenção, acompanhamento e a solidariedade em relação às pessoas vivendo com HIV/Aids, que continua sendo uma das doenças mais sérias do mundo e que vai além das preocupações de saúde, abrangendo dimensões econômicas e sociais de profunda relevância.

A Sesa destaca que é de suma importância prevenir-se e detectar de maneira precoce o HIV/Aids, já que a falta de sintomas iniciais não indica a ausência do vírus. A secretaria recomenda que a população realize testes regulares para a identificação precoce da infecção e alerta também que isso é crucial para iniciar o tratamento, controlando a replicação viral e preservando a saúde, além de ressaltar a necessidade de adesão contínua ao tratamento pelo infectado.

Continua após a publicidade

No Espírito Santo, a Saúde dispõe de diversos insumos para o combate ao HIV/AIDS, como testes rápidos fornecidos pelo Ministério da Saúde, o auto teste de HIV, preservativos, medicação antirretroviral, inclusive de alto custo, PEP (Profilaxia Pós-Exposição), PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), fórmula láctea infantil e exames específicos para pessoas vivendo com HIV/AIDS, como CD4, carga viral e genotipagem, que estão dispostos à população, para tratamento do HIV e das infecções oportunistas que podem acometer as pessoas que vivem com a Aids.

Referência da coordenação Estadual de IST/Aids da Sesa, a médica Bettina Lima, explica que, apesar dos esforços e conquistas, observa-se que a transmissão sexual continua sendo a principal causa de novos casos, afetando principalmente pessoas jovens de 20 a 49 anos, do sexo masculino, com relações homo ou bissexuais, e com a escolaridade incompleta, além da população preta e parda.

Realização de teste rápido de HIV, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-manguinhos). Foto: Vinicius Marinho/Fiocruz

“É crucial enfatizar que uma pessoa com carga viral não detectada não transmite o HIV nas relações sexuais, mas outras infecções podem ser transmitidas e que, no caso das gestantes que vivem com HIV devidamente tratada, raramente ela irá transmitir o vírus para o bebê durante a gestação ou o parto”, explica a médica Bettina Lima.

Ela acrescentou que a persistência do preconceito muitas vezes resulta da falta de informação, levando as pessoas vivendo com HIV/Aids a se sentirem discriminadas, o que pode comprometer a adesão ao tratamento.

“É fundamental continuar testando, tratando positivos e, sobretudo, combatendo o preconceito e a discriminação. O ‘Dezembro Vermelho’, portanto, é um convite à reflexão e à ação coletiva, visando uma sociedade mais informada, solidária e livre do estigma associado ao HIV/Aids. A prevenção, o tratamento e a compaixão são instrumentos essenciais na construção de um futuro mais saudável para todos”, salienta Bettina Lima.

Dados

De janeiro a novembro deste ano, foram notificados 1.572 novos casos no Estado, sendo 1.111 em homens (70.3 %) e 461 mulheres (29,6 %). Atualmente, cerca de 22 mil pessoas que vivem com HIV/Aids foram notificadas pelo Espírito Santo. Já em 2022, foram notificados 1.422 novos casos no Estado, com predomínio de pessoas infectadas do sexo masculino, totalizando 1.018 casos novos (71,6 %).

Quanto aos óbitos decorrentes da doença HIV/Aids, no ano de 2022, de acordo com a Sesa, os dados preliminares registrados no Estado são de 267 registros. Enquanto de janeiro a 09 de novembro deste ano, foram 151 óbitos registrados. (Dados extraídos do SIM/TABNET SESA – Sistema de Informação sobre Mortalidade, em 09/11/23)

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Temp. Agora
32ºC
Máxima
29ºC
Mínima
22ºC
HOJE
04/02 - Qua
Amanhecer
05:26 am
Anoitecer
06:23 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
4.12 km/h

Média
26ºC
Máxima
28ºC
Mínima
24ºC
AMANHÃ
05/02 - Qui
Amanhecer
05:27 am
Anoitecer
06:23 pm
Chuva
19.52mm
Velocidade do Vento
3.43 km/h

Abertura do Carnaval Capixaba 2026 terá um Espetáculo

Tony Silvaneto

Leia também