4 de fevereiro de 2026
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Projeto da Ufes cria árvore solar para produção de energia sustentável

Pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) estão desenvolvendo um sistema de geração de energia solar diferente da disposição horizontal dos telhados ou em solo, sendo baseada na estrutura de árvores naturais.

Continua após a publicidade

Com a capacidade estimada de gerar 300 quilowatt-hora por mês (kWh/mês) de energia renovável o projeto prevê aumentar a produção de energia solar quando se tem pouco espaço disponível.

Com seis metros de altura e 21 placas solares, a árvore converte a energia solar com um potencial de gerar três vezes mais kWH/m² em comparação com a forma convencional.

Continua após a publicidade

O Parque Cultural – Casa do Governador, em Vila Velha e duas escolas técnicas da rede estadual: a CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha, e CEET Talmo Luiz Silva, em João Neiva, serão os primeiros locais a receberem as árvores. Segundo os pesquisadores, as instalações estão previstas para o ano de 2024.

O projeto é vinculado ao Centro de Pesquisa Inovação e Desenvolvimento do Espírito Santo (CPID) em parceria com o Laboratório de Telecomunicações da Ufes (LabTel).

Segundo relatórios produzidos pelo CPID e pelo Labtel, fornecer alternativas sustentáveis para a produção de energia estimula o surgimento de cidades inteligentes no Estado.

Marcelo Segatto, coordenador do Laboratório de Telecomunicações da Ufes (LabTel) e professor do Programa de Pós-Graduação de Engenharia Elétrica, explica que a eficiência da árvore está na possibilidade de dispor várias placas solares em uma pequena área. Ele detalha ainda que “o objetivo da árvore é trazer para as pessoas, de forma lúdica, as questões relacionadas ao uso racional da energia e ao uso de energias renováveis”.

A pesquisadora do Laboratório de Gestão de Energias Renováveis do CPID (Elena) e estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Ufes Lohane Palaoro detalha a estrutura da árvore solas: “o posicionamento das placas é baseado em árvores e plantas que detêm a capacidade de organizar a disposição de suas folhas para evitar que se sobreponham e provoquem sombreamento nas demais”.

A pesquisa recebe apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes).

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Temp. Agora
27ºC
Máxima
29ºC
Mínima
22ºC
HOJE
04/02 - Qua
Amanhecer
05:26 am
Anoitecer
06:23 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
5.14 km/h

Média
26ºC
Máxima
28ºC
Mínima
24ºC
AMANHÃ
05/02 - Qui
Amanhecer
05:27 am
Anoitecer
06:23 pm
Chuva
19.52mm
Velocidade do Vento
3.43 km/h

Abertura do Carnaval Capixaba 2026 terá um Espetáculo

Tony Silvaneto

Leia também