5 de fevereiro de 2026
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Outubro Rosa: 676 casos de câncer de mama já foram registrados neste ano

Neste mês inicia-se a campanha “Outubro Rosa – Se ame, Se toque, Se cuide”. O objetivo é conscientizar as mulheres para a importância de adotar medidas preventivas contra o câncer de mama. A ação é da Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Gerência de Políticas e Organizações de Redes de Atenção à Saúde (Geporas).

Continua após a publicidade

Estudos indicam que o câncer de mama, quando identificado em estágios iniciais, apresenta prognóstico mais favorável no tipo de tratamento a ser adotado, o que possibilita 95% de cura, nas pacientes.

Segundo o Painel de Oncologia Brasil, no Espírito Santo foram registrados, em 2022, 1.443 casos de mulheres com câncer. Em 2023, de janeiro a 15 de setembro, foram 676 casos registrados.

Continua após a publicidade

Conforme o Núcleo Especial de Programação de Serviços de Saúde (Nepss), de janeiro a 28 de setembro deste ano, foram registradas 8.399 internações. Já durante todo o ano de 2022, foram 14.752 internações. Ainda segundo o Nepss, o Estado registrou o quantitativo de 175.475 procedimentos realizados em 2022 e 124.469, realizados de janeiro a 28 de setembro de 2023.

Já em relação à realização de mamografias, foram realizados 81.465 exames, em 2022, e 49.525 de janeiro a julho deste ano, conforme informações do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS) – Ministério da Saúde.

Mortes

Quanto aos óbitos por câncer de mama feminino, segundo o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), foram registrados no Estado, em 2022, 369 mortes. E de janeiro a setembro deste ano, foram 244 óbitos em decorrência da doença.

Sinais e sintomas

  • Qualquer nódulo mamário em mulheres com mais de 50 anos;
  • Nódulo mamário em mulheres com mais de 30 anos, que persistem por mais de um ciclo menstrual;
  • Nódulo mamário de consistência endurecida e fixo ou que vem aumentando de tamanho, em mulheres adultas de qualquer idade;
  • Saída espontânea de secreção unilateral (um dos mamilos);
  • Lesão de pele na mama que não responde aos tratamentos tópicos;
  • Homens com mais de 50 anos com tumoração palpável unilateral;
  • Presença de linfadenopatia axilar;
  • Aumento progressivo do tamanho da mama, com a presença de sinais de edema, como pele com aspecto de casca de laranja;
  • Retração na pele da mama;
  • Mudança no formato do mamilo.

Como e onde buscar tratamento

Toda mulher, em qualquer faixa etária, deve conhecer seu corpo e estar atenta a qualquer alteração. Caso detecte algo, deve buscar orientação e ajuda em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Uma das medidas instituídas dentro da política pública para a detecção precoce do câncer de mama está no rastreamento por mamografia. O exame deve ser feito por mulheres, na faixa etária dos 50 aos 69 anos, a cada 2 anos, mesmo que não apresentem sinais ou sintomas da doença e a porta de entrada dessa paciente é a Unidade Básica de Saúde (UBS), onde o médico da família faz a solicitação do exame. A partir do resultado, a paciente é encaminhada para uma unidade de referência para tratamento.

A possível cura da paciente pode ser avaliada após cinco anos de tratamento e acompanhamento das mulheres devido à complexidade da doença. Os tratamentos podem ser alternativos entre a quimioterapia, radioterapia e a hormônio terapia, de acordo com o tratamento adotado pelo fármaco, da conduta terapêutica adotada pelo oncologista e da resposta do organismo da paciente.

O Espírito Santo tem hospitais qualificados para a realização do tratamento de câncer de mama. Entre eles estão:

  • Hospital classificado como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON)

Hospital Santa Rita de Cássia (HSRC-AFECC) – instituição filantrópica conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS);

  • Hospitais classificados como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON)

Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) – instituição filantrópica, conveniada ao SUS;

Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam) – instituição pública federal, vinculada à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes);

Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória (HSCMV) – instituição filantrópica, conveniada ao SUS, vinculada à instituição de ensino Emescam;

Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) – instituição filantrópica, conveniada ao SUS, vinculada à instituição de ensino Univix;

Hospital Maternidade São José (HMSJ) – instituição filantrópica, vinculada ao SUS;

Hospital Rio Doce – instituição filantrópica, vinculada ao SUS.

Ações realizadas nos hospitais estaduais

  • Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)

Durante o mês de outubro, no Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila serão realizadas ações direcionadas aos colaboradores do hospital:

1- Cuidando Daquela que Cuida – Bom dia com acolhimento na recepção social e entrega de flores às mulheres colaboradoras que estarão deixando o plantão e para as que estarão assumindo o plantão que se inicia.

2- Dramatização de sombra – Palhaços vão abordar profissionais do Himaba oferecendo o ombro para acompanhá-las e, após três ou quatro passos, eles entregarão um cartão vermelho com a seguinte mensagem: “quanto tempo faz que você realizou o exame do câncer de mama?” – uma forma de conscientizar a colaboradora da importância do auto-cuidado.

3- Uma roda de conversa com café, na qual será abordado o tema, com a professora Luziane do curso de Biomedicina do IFES de Vila Velha, com o objetivo de enfatizar a importância da saúde do trabalhador.

  • Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

A campanha Outubro Rosa ganhará diversas atividades no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra. A princípio, o hospital terá até o final de outubro, sua fachada iluminada na cor rosa, a cor da campanha.

Nos dias 18 e 19, acontecerá um Quiz, organizado pelo setor de Recursos Humanos (RH), que ocorrerá na entrada do refeitório.

Ainda nos dias 18 e 19 de outubro, o setor de Nutrição, vai preparar refeições especiais para serem servidas com a cor rosa, como arroz de beterraba e pudim chinês.

  • Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho

Para celebrar a campanha Outubro Rosa o Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho, em Barra de São Francisco, realizará no dia 17 de outubro, às 13h, uma palestra com o médico mastologista Dr. Luiz Silva Neto, que abordará o tema sobre a importância da realização do autocuidado na prevenção do câncer, direcionada aos colaboradores, pacientes e usuários do hospital.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Temp. Agora
24ºC
Máxima
29ºC
Mínima
24ºC
HOJE
05/02 - Qui
Amanhecer
05:27 am
Anoitecer
06:23 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
5.14 km/h

Média
26ºC
Máxima
28ºC
Mínima
24ºC
AMANHÃ
06/02 - Sex
Amanhecer
05:27 am
Anoitecer
06:22 pm
Chuva
1.04mm
Velocidade do Vento
8.63 km/h

Abertura do Carnaval Capixaba 2026 terá um Espetáculo

Tony Silvaneto

Leia também