Como medida de segurança para evitar a contaminação da gripe aviária, a prefeitura de Vila Velha anunciou, nesta terça-feira (6), a proibição do desembarque de banhistas nas ilhas localizadas no litoral do município. A decisão é um cumprimento a uma portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e vale por 180 dias em todo o país.
Com a medida tomada pela prefeitura, fica proibido o acesso às ilhas Pituã, Itatiaia, das Garças, dos Pacotes e Pedra do Sapo. A prefeitura recomenda que as pessoas não tenham contato com aves com suspeita de contaminação da gripe.
De acordo com a a Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa), por meio do Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS/ES), entre os dias 4 e 10 de junho foram notificados 117 casos de pessoas expostas à doença. Desse total, oito estão sendo monitoradas e nenhum caso foi confirmado.
SINTOMAS E MEDIDAS PARA SEREM TOMADAS
Os principais sintomas são andar cambaleante, convulsões, descoordenação motora ou dificuldades respiratórias, espirros, tosse, falta de ar, inchaço nos olhos e tremor.
Caso a população encontre alguma ave nesse sentido, a orientação é ligar para o Projeto de Monitoramento de Praia (PMP) pelo telefone 0800-039-5005 ou para o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) nos telefones (27) 3139-9623 ou (27) 99909-5825.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.







