A Secretaria da Saúde do Espírito Santo informou, nesta terça-feira (20), que o Estado chegou ao número de dez casos de Febre Maculosa, desse total, uma morte foi confirmada no município de Barra de São Francisco, no Noroeste. Em 2022, foram 25 casos confirmados, sendo 14 curas e 11 óbitos.
Os casos confirmados em 2023 são dos municípios de: Afonso Cláudio (01), Barra de São Francisco (03), Colatina (01), Mimoso do Sul (02), Nova Venécia (01), Laranja da Terra (01) e Domingos Martins (01).
Entre as ações realizadas pela Secretaria da Saúde, com apoio das Superintendências Regionais de Saúde e dos municípios, estão a emissão de nota técnica com orientações para conduta clínica dos casos e alerta aos profissionais da saúde para suspeição da doença; capacitações aos profissionais médicos, enfermeiros e agentes de saúde; visitas aos locais para acompanhamento in loco; além do trabalho de educação de saúde.
Há novas capacitações programadas para atualizar os processos e alcançar novos profissionais.
Outro destaque sobre o trabalho refere-se ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) que, em 2022, passou a realizar exames de PCR para a febre maculosa, garantindo maior agilidade no diagnóstico dos casos suspeitos.
O período de maior ocorrência de casos de Febre Maculosa ocorre entre os meses de agosto e outubro, devido ao aparecimento da fase juvenil do carrapato.
Espírito Santo confirma primeira morte por Febre Maculosa em 2023







