domingo, 3 de novembro de 2024

Após oito mortes por febre maculosa, Saúde alerta para tratamento adequado; ES já registrou nove casos em 2023

O Ministério da Saúde (MS) atualizou, ontem (14),  para 53 o número de casos de febre maculosa confirmados este ano no país, com oito mortes registradas. Todos os óbitos ocorreram na Região Sudeste – seis em São Paulo, um em Minas Gerais e um no Rio de Janeiro. Em relação ao número de casos, a maior concentração de ocorrências é verificada nas regiões Sudeste (30) e Sul (17). No Espírito Santo, nove casos já foram registrados este ano. 

Continua após a publicidade

De acordo com a pasta, no geral, os casos aparecem de maneira esporádica. A transmissão da febre maculosa ocorre somente por meio do contato com o carrapato estrela infectado pela bactéria do gênero Rickettsia. Sendo assim, não há transmissão de pessoa para pessoa. “O tratamento oportuno é essencial para evitar formas mais graves da doença e óbitos”, alerta o ministério.

A pasta da saúde ressalta que, assim que surgem os primeiros sintomas, o paciente deve procurar as unidades de saúde para avaliação médica e tratamento disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). O ministério informa que tem promovido ações recorrentes de capacitação direcionadas às vigilâncias estaduais e municipais, envolvendo profissionais da vigilância e da atenção à saúde.

Continua após a publicidade

O MS ainda informa que está sendo usado um medicamento antimicrobiano para tratar a febre maculosa e que todas as unidades federativas estão abastecidas com os remédios prioritários para o tratar a doença, incluindo São Paulo. A pasta declarou que dispõe de estoque estratégico para envio de novas remessas aos estados que precisarem.

Carrapato-estrela, transmissor da bactéria causadora da Febre Maculosa. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Casos no ES

Em 2023, de acordo com informações da Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa), nove casos foram registrados até agora e todos foram curados. O cenário é bem diferente em relação ao ano passado, quando 25 casos foram confirmados, com 14 pessoas curadas e 11 mortes.

As cidades capixabas que registraram casos em 2023 são:

  • Afonso Cláudio (01)
  • Barra de São Francisco (02)
  • Colatina (01)
  • Domingos Martins (01)
  • Laranja da Terra (01)
  • Mimoso do Sul (02)
  • Nova Venécia (01)

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:57 am
Anoitecer
05:51 pm
22ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
2.57 km/h
04/11
Seg
Mínima
22ºC
Máxima
26ºC
05/11
Ter
Mínima
22ºC
Máxima
25ºC
06/11
Qua
Mínima
22ºC
Máxima
26ºC
07/11
Qui
Mínima
22ºC
Máxima
26ºC
Colunistas
Cinthia Helena Aguiar

A força transformadora do coletivo

Leia também