O Ministério da Saúde (MS) atualizou, ontem (14), para 53 o número de casos de febre maculosa confirmados este ano no país, com oito mortes registradas. Todos os óbitos ocorreram na Região Sudeste – seis em São Paulo, um em Minas Gerais e um no Rio de Janeiro. Em relação ao número de casos, a maior concentração de ocorrências é verificada nas regiões Sudeste (30) e Sul (17). No Espírito Santo, nove casos já foram registrados este ano.
De acordo com a pasta, no geral, os casos aparecem de maneira esporádica. A transmissão da febre maculosa ocorre somente por meio do contato com o carrapato estrela infectado pela bactéria do gênero Rickettsia. Sendo assim, não há transmissão de pessoa para pessoa. “O tratamento oportuno é essencial para evitar formas mais graves da doença e óbitos”, alerta o ministério.
A pasta da saúde ressalta que, assim que surgem os primeiros sintomas, o paciente deve procurar as unidades de saúde para avaliação médica e tratamento disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). O ministério informa que tem promovido ações recorrentes de capacitação direcionadas às vigilâncias estaduais e municipais, envolvendo profissionais da vigilância e da atenção à saúde.
O MS ainda informa que está sendo usado um medicamento antimicrobiano para tratar a febre maculosa e que todas as unidades federativas estão abastecidas com os remédios prioritários para o tratar a doença, incluindo São Paulo. A pasta declarou que dispõe de estoque estratégico para envio de novas remessas aos estados que precisarem.
Casos no ES
Em 2023, de acordo com informações da Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa), nove casos foram registrados até agora e todos foram curados. O cenário é bem diferente em relação ao ano passado, quando 25 casos foram confirmados, com 14 pessoas curadas e 11 mortes.
As cidades capixabas que registraram casos em 2023 são:
- Afonso Cláudio (01)
- Barra de São Francisco (02)
- Colatina (01)
- Domingos Martins (01)
- Laranja da Terra (01)
- Mimoso do Sul (02)
- Nova Venécia (01)
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.