A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) informou neste sábado (20) que os resultados para Influenza aviária (vírus H5N1) nas 33 pessoas que estavam sendo monitoradas por possível exposição no Parque Fazendinha, em Vitória, foram negativos. As amostras foram analisadas em caráter emergencial por parte da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A única pessoa com sintomas, que estava em isolamento na própria residência, em Vitória, já foi liberada dessa condição.
Outros três casos foram notificados pela Sesa como suspeitos nessa sexta-feira (19) por apresentarem sintomas gripais leves, sendo um do Parque Fazendinha (já descartado), e outros dois em funcionários do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM).
Amostras desses dois casos suspeitos foram coletadas e foram encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) para envio à Fiocruz. Os dois contatos permanecem isolados em suas residências e monitorados pelo município de Cariacica.
Quanto aos possíveis casos de Influenza aviária em humanos, a Sesa destaca:
- Notificados: 36
- Descartados: 34
- Em investigação: 02
De acordo com a Sessa, as pessoas que tiveram contato com as aves diagnosticadas com a Influenza aviária devem ser monitoradas e manter o isolamento social se apresentarem sintomas gripais pelo período de dez dias a partir do contato com a ave contaminada ou com suspeita de contaminação.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.







