A doação de órgãos para transplante é um tema que permite várias abordagens, pois mescla diversos princípios, afeta valores, conceitos e toca em pontos delicados. A morte de alguém da família é invariavelmente um momento de fragilidade para quem acompanha a situação, e a doação dos órgãos da pessoa falecida nem sempre é uma decisão fácil.
Na Região Sudeste, o Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes), localizado em Vitória e filiado à Rede Ebserh desde 2013, é referência na captação e transplante de córneas.
Mas o trabalho de abordar as famílias para fazer a captação dos órgãos é realizado por equipes treinadas e as campanhas de esclarecimento e conscientização têm permitido bons resultados, elevando o número de doadores e reduzindo os casos de recusa das famílias.
Em 2021, a Ebserh assumiu o Banco de Olhos do Hucam (antes gerido pela Secretaria Estadual de Saúde), possibilitando a reestruturação e impulsionando o Serviço, que fechou aquele ano com o registro de 213 córneas liberadas para transplante, o equivalente a praticamente 70% dos transplantes de córnea realizados no Estado do Espírito Santo. Confira os números do Hucam:
- Realiza transplante de córnea desde 1998
- Tem ambulatório e Banco de Olhos (atende também outros hospitais, de acordo com a fila de espera)
- Fila de espera no ES – cerca de 800 pacientes. Na fia do Centro de Transplantes do Hucam são 264 pacientes
- De 1998 a 2022, foram realizados 2.004 transplantes de córnea no Hucam
- A maior parte de todos os transplantes de córnea do ES ocorrem com córneas captadas pelo Hucam, apenas na cidade de Vitória. Todos os outros serviços de captação no resto do estado não conseguem chegar ao desempenho da equipe do hospital.
Sudeste
No Estado do Rio de Janeiro, o Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF), localizado em Niterói, realiza transplantes de córnea e de rim. O Huap-UFF é filiado à Rede Ebserh desde 2016.
Já em Minas Gerais, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), filiado à Rede Ebserh desde dezembro de 2013, realiza transplantes de córnea (desde 1954), rim (desde 1969), fígado (desde 1994) – inclusive intervivos (desde 2003) e intervivos pediátrico (2020) –, medula óssea (desde 1995) e coração (desde 2006).
No Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia HC-UFU, que integra a Rede Ebserh desde 2018, são realizados transplantes de córnea, rim e medula óssea.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.







