O Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), da Polícia Militar do Espírito Santo, é alvo constante de trotes. A central recebe uma média de 500 trotes telefônicos por dia.
Essas “pegadinhas” geralmente são feitas por crianças, pessoas com algum tipo de deficiência mental e pessoas que passam trotes obscenos.
De janeiro a 25 de março deste ano, foram mais de 42 mil trotes feitos ao Ciodes, o que representa 14 mil ligações por mês ou aproximadamente 500 trotes por dia. Isso significa um aumento em comparação com 2022, que, no mesmo período, computou 34.453.
O que é o Ciodes?
A central do Ciodes é composta por policiais militares, civis e rodoviários, além da Guarda de Vitória, Bombeiros e profissionais da Secretaria de Justiça e do Iases que atuam para ajudar a população.
No entanto, quando as pessoas fazem ligações falsas, quem realmente necessita de socorro pode acabar não conseguindo porque a ligação está ocupada com trote.
Vale lembrar que em alguns casos os trotes viram caso de polícia. Há pouco tempo, um rapaz de 18 anos foi indiciado por calúnia após ter o veículo fechado no trânsito em Vitória. De acordo com a polícia, o jovem ligou para o 190, apresentou-se com um nome falso e disse que os dois homens que estavam dentro do carro que o fechou saíram do automóvel armados, cometeram um assalto e depois fugiram.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.






