O índice elevado de casos de dengue são preocupantes no Espírito Santo nas últimas semanas. Isso porque, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA), o número de registros e mortes relacionadas a dengue neste ano já ultrapassou todo o ano de 2022.
De acordo com a SESA, já são quase 30 mil (29.717) casos registrados até o momento, enquanto em 2022 foram quase 21 mil (totalizando 20.929 casos registrados). Até o momento, nove mortes foram confirmadas nesse ano e em 2021 foram seis mortes registradas.
Número de casos de dengue no interior do Estado
O interior do Estado tem o maior registro de pessoas com dengue. De acordo com os dados, o município de Castelo tem cerca de 3.516 pessoas com dengue, Jerônimo Monteiro têm 3.354 e Atílio Vivácqua registrou 3.074 casos. Esses municípios registraram a maior incidência no Espírito Santo nas últimas quatro semanas.
Na Grande Vitória, o município de Guarapari é o que tem a maior incidência de casos no mesmo período, com mais de 1,1 mil casos para cada 100 mil habitantes.
Até o mês de fevereiro, Cariacica registrou 1,5 mil casos de dengue no município. Duas mortes estão em investigação. Alto Lage é o bairro com maior número de pessoas com dengue no município após registrar 117 casos na última semana.
Lacen/ES confirma circulação de sorotipo 2 da dengue no Espírito Santo
O Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) confirmou, no início do mês, a circulação do DENV-2, conhecido como sorotipo 2 da dengue, no Espírito Santo. O DENV-2 é um dos quatro sorotipos de vírus da dengue e a circulação dele não era detectada desde 2019 no Estado. Essa é uma das formas mais graves da dengue.
Nesta terça-feira (07), a Sesa divulgou um alerta epidemiológico contra a dengue aos profissionais da saúde.
Confira alguns cuidados importantes para o combate ao mosquito da dengue:
– Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
– Tirar água dos pratos de plantas;
– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
– Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
– Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.







