Itapuã, Praia da Costa e Itaparica estão entre os bairros mais nobres de Vila Velha, mas o metro quadrado caro não é sinônimo de segurança para quem trabalha ou mora nesses locais. Nas últimas semanas, o MovNews publicou diversos casos de furtos e roubos nessas regiões.
Comerciantes trabalham com suas lojas trancadas, preferindo ter o trabalho de abrir as portas para cada cliente que deseja entrar, assim, evitando a circulação de pessoas com intenções maliciosas de entrarem nos estabelecimentos.
A dona de uma loja de roupa que preferiu não ser identificada já teve a vitrine do estabelecimento arrombada durante a madrugada. Ela contou à reportagem que acordou às 4 horas da manhã com sua funcionária avisando que a loja tinha sido invadida por assaltantes.
“Eles entraram, pegaram uns moletons que estavam no nicho da vitrine, tentaram pegar a televisão, mas ela estava parafusada. Aí pegaram uma caixa de capsula de café e uma caixinha de som. O prejuízo que tive com o vidro da vitrine foi bem maior do que o prejuízo dos moletons que levaram. Aí coloquei as grades”.
Pessoas em situação de rua atrapalham o comércio
Durante o dia, mesmo com um grande fluxo de pessoas nas ruas mais comerciais de Itapuã, pessoas em situação de rua ainda intimidam os comerciantes tentando entrar nos estabelecimentos e amedrontando quem trabalha pela região.
“Os caras usam droga, entram aqui, pedem mercadorias para eles revenderem e insistem até você dar. Mas isso faz com que eles continuem usando droga”, explica a comerciante, que preferiu não gravar a entrevista por medo de estar sendo observada por um deles.
Alguns comerciantes que conversaram com a reportagem disseram que antes era pior e chegou a ter uma melhora na situação. Durante o tempo que a reportagem do MovNews esteve no local, não circulou pela região nenhum carro da Polícia Militar.
A Polícia Militar foi procurada e informou que realiza patrulhamento ostensivo no bairro, além de cercos táticos, abordagens e visitar tranquilizadoras aos comércios. Além disso, a Polícia informou que a 1ª Companhia do 4º Batalhão está à disposição da comunidade para conversar sobre as ações de segurança pública desenvolvidas no local.
“É importante destacar que em toda a orla de Vila Velha há equipes da Patrulha da Comunidade, que são militares exclusivos que atuam no local. Frequentemente também acontece em todo o município a Operação Ostensividade, em que acontecem abordagens a pessoas e veículos suspeitos”.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.







