O terceiro período da andada do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) em Vitória tem início nesta terça-feira (21) e vai até o domingo (26).
Durante esse período, ficam proibidos a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização dos indivíduos da espécie, proveniente de qualquer origem, bem como as partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado).
“A andada visa à preservação da espécie, protegendo no período de reprodução e de recomposição da fauna. Respeitando o período de proibição, garantimos o aumento do número de caranguejos-uçá e a continuidade das atividades da cata e da comercialização, que são tradicionais em Vitória e que representam renda para muitas famílias”, diz o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger.
Andada
Mais dois períodos da andada do caranguejo-uçá ocorrerão no próximo mês (março), entre os dias 8 e 13 (quarto período) e de 22 a 27 (quinto período).
A andada é o período reprodutivo em que os crustáceos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.







