Nesta sexta-feira (24), a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) abre, às 10h, o agendamento para vacinação contra a Covid-19 com a vacina bivalente da Pfizer.
A vacina bivalente oferece proteção contra a variante original do vírus causador da Covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron, variante de preocupação no momento.
De acordo com o Governo do Estado, neste primeiro momento serão imunizadas pessoas vivendo em instituições de longa permanência e trabalhadores desses locais, pessoas com 70 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas, a partir de 12 anos.
Serão disponibilizadas 1.180 vagas para idosos com 70 anos ou mais e pessoas com imunossupressão, com 12 anos ou mais, que receberam pelo menos duas doses de qualquer vacina contra a Covid-19, sendo a última dose há quatro meses ou mais.
O agendamento pode ser feito no site ou pelo aplicativo Vitória Online.
Vila Velha
Em Vila Velha a vacinação contra Covid-19 com o imunizante Pfizer Bivalente começa a partir da próxima segunda-feira (27). As doses são destinadas às pessoas acima de 70 anos, imunossuprimidos acima de 12 anos e também o público residente e trabalhadores de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI).
A imunização, nesse primeiro momento, vai acontecer mediante agendamento on-line. Mais de 2.500 vagas serão disponibilizadas nesta sexta-feira (24), a partir das 15h, no site da prefeitura de Vila Velha, para vacinar de segunda a sexta-feira da próxima semana.
Quem pode se imunizar?
Estarão aptas ao recebimento do imunizante bivalente pessoas com o esquema primário da vacinação contra Covid-19 em dia, ou seja, com pelo menos as duas primeiras doses das vacinas monovalentes, disponibilizadas até então.
As pessoas não vacinadas ou que receberam apenas uma dose da vacina contra a Covid-19, deverão primeiro iniciar ou completar o esquema primário.
Concluído o processo, a bivalente precisará do intervalo de quatro meses para a aplicação.
Pessoas com imunossupressão
São consideradas pessoas imunocomprometidas ou em condição de imunossupressão:
- Transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea
- Pessoas vivendo com HIV
- Pessoas em uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias ou medicamentos imunossupressores
- Pessoas com imunodeficiência primária
- Pessoa com doença renal crônica em hemodiálise
- Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses
- Pessoas com neoplasia hematológicas.
Documentação
No momento da vacinação, devem ser apresentados documento de identificação com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde; comprovante de vacinação da última dose recebida; e, quem for imunossuprimido, deverá apresentar laudo médico (emitido a partir de 2019).
Calendário previsto para demais grupos
De acordo com a nota técnica, a previsão é que os demais grupos classificados como prioritários recebam a dose bivalente no seguinte cronograma:
Grupo 2 – Pessoas de 60 a 69 anos: 06 de março de 2023;
Grupo 3 – Gestantes e puérperas: 20 de março de 2023;
Grupo 4 – Trabalhadores da saúde: 17 de abril de 2023;
Grupo 5 – Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); população privada de liberdade (a partir de 12 anos de idade); adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos); e funcionários do sistema de privação de liberdade: 17 de abril de 2023.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.






