Um homem foi preso preventivamente nesta terça-feira (14) em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, durante o cumprimento dos mandados expedidos após as investigações da Operação Chapa Branca, da Polícia Federal (PF).
Ainda de acordo com a PF, o homem é empresário do ramo de café, conhecido como “Financeiro”. Na casa dele foram encontrados armas, munições e veículos. O nome do empresário não foi divulgado.
Além dele, outros quatro mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão foram expedidos para todo o Brasil.
O objetivo é combater uma organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de drogas, que tentou utilizar os portos capixabas para enviar cocaína para a Europa, escondendo a droga em pisos de mármore e granito.
Investigações
A descoberta de quem era o homem começou a partir das investigações sobre 892 kg de cocaína escondidos em sacas de Café, em Santos, São Paulo.
As investigações mostraram ainda que ele participou da tentativa de envio de cocaína à Europa, escondendo o material em chapas de granito. Os 350 kg de drogas foram apreendidos em 6 de outubro de 2021 em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo.
Com as medidas cumpridas nesta terça-feira (14), a Polícia Federal considera que todos os envolvidos no envio da carga apreendida em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, em outubro de 2021, foram identificados e, agora, seguirão à disposição da Justiça Federal para responderem ao processo criminal.
Os investigados poderão responder pela prática de associação para o tráfico, tráfico internacional e interestadual de drogas e, eventualmente, pela lavagem de dinheiro. Se condenados, as penas aplicadas podem ultrapassar 30 anos de prisão para cada.
Quadrilha internacional
A investigação começou em outubro de 2021, quando a Polícia Civil apreendeu 350 quilos de cocaína que eram descarregados de um caminhão e que seriam, na sequência, escondidos numa carga de chapas de granito e exportados para a Europa. A quadrilha tem ligação com Sérgio Roberto de Carvalho, conhecido com o “Escobar Brasileiro”
PF cumpre mandados de prisão contra quadrilha internacional do “Escobar Brasileiro”







