13 de fevereiro de 2026
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Em um mês, ES registra duas mortes e quase 13 mil casos de dengue

Nos últimos 30 dias, o Estado do Espírito Santo registrou mais de 12.726 casos de pessoas com dengue. Nesse mesmo período, duas pessoas vieram a óbito após apresentarem sintomas de dengue. As informações são do subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, concedidas durante uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (14).

Continua após a publicidade

Segundo o subsecretário, o vírus que está em circulação está causando uma queda brusca no número de plaquetas no sangue, o que aumenta o risco da pessoa ter dengue hemorrágica. Isso porque, se uma pessoa é saudável, ela tem de 150 mil a 450 mil plaquetas no sangue. Nos casos de dengue hemorrágica, o número de plaquetas pode cair para 20 mil.

Os sintomas da dengue são: febre alta, dor atrás dos olhos, dor e manchas no corpo e dor de cabeça. Caso a pessoa apresente esses sinais, é necessário levá-la a procurar atendimento em uma unidade de saúde. Também é importante manter a pessoa hidratada, porque, assim, pode diminuir a chance da doença se agravar.

Continua após a publicidade

De acordo com os dados, a incidência chega a 316,67 casos por 100 mil habitantes. Em 2022, os casos registrados chegaram a 21 mil. Em 2021, foram 15 mil casos de pessoas com dengue.

Os municípios com maiores números de casos são Castelo, São Roque do Canaã e Jerônimo Monteiro. Vitória é a única cidade da Grande Vitória que aparece entre as classificadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) com incidência alta nas últimas semanas.

Cuidados em casa durante o verão

Com o período de chuvas mais constantes sendo de outubro a março, o acúmulo de água parada em alguns locais é mais comum. Os vasos de plantas, ralos abertos, calhas, pneus que não estão sendo utilizados, caixas ou tonéis de água destampados e lixos são criadouros do mosquito Aedes Aegypti, que transmite não só da dengue, mas também as doenças zika e chikungunya.

Segundo o chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental da Sesa, Roberto Laperriere Júnior, aproximadamente 80% dos criadouros são dentro de residências. O ideal, segundo Roberto, é a população tirar um dia da semana para monitorar se há água parada em suas casas, fazendo a limpeza desses locais. A Fiocruz disponibilizou um documento de guia de ação semanal.

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

Vitória, ES
Temp. Agora
27ºC
Máxima
30ºC
Mínima
22ºC
HOJE
13/02 - Sex
Amanhecer
05:31 am
Anoitecer
06:19 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
5.66 km/h

Média
25.5ºC
Máxima
28ºC
Mínima
23ºC
AMANHÃ
14/02 - Sáb
Amanhecer
05:32 am
Anoitecer
06:18 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
5.76 km/h

Paradoxos Linguísticos e a Filosofia da Humanidade

Daniel Bones

Leia também