Os crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes no Espírito Santo bateram o recorde histórico. As 1.717 ocorrências registradas em 2022 superaram e muito as 1.394 ocorrências de 2021, o que significou aumento de 23,2% no comparativo com o ano anterior. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil (Sesp).
No ano passado, mais da metade dos crimes foram praticados com crianças de até 13 anos (69,8%). A maioria das vítimas são do sexo feminino (84,2%) e as que sofreram os abusos dentro de suas próprias casas representam 62,6%.
Do total de ocorrências, a maioria é para o crime de estupro de vulnerável (1.034), seguido por estupro (179) e em terceiro lugar estão as ocorrências de crimes contra a dignidade sexual (15).
Na análise dos dados, a quinta-feira foi o dia da semana em que mais houve registro dos crimes. Eles também apresentam maior ocorrência às 15 horas.
Prevenção
A orientação aos menores é a forma mais indicada de lutar contra esses crimes. Explicar aos menores que ninguém pode tocar em certas partes do corpo deles, de certas formas, faz parte da orientação.
“Os pais e responsáveis devem deixar claro que, em qualquer situação, os filhos podem contar o que aconteceu e saber que receberão proteção. Porque o abusador tem essa característica de falar com a vítima que, se ela contar, ninguém vai acreditar”, explica a titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), delegada Rhaiana Bremenkamp.
Papel dos pais
O papel dos pais é fundamental nesse processo, inclusive observando os sinais que os filhos apresentam. Muitas vezes as crianças e os adolescentes demonstram alguns sinais, que nem sempre representam algum tipo de abuso, mas devem ser observados com atenção.
“Algumas vezes a criança que era extrovertida, fica agressiva ou mal humorada. Os sinais podem ser observados na mudança de humor, como rebeldia e raiva, por exemplo”, acrescenta.
Como denunciar
A denúncia pode acontecer de forma presencial na DPCA ou em qualquer outra delegacia mais próxima. Ela pode ser feita também por meio do disque 100 ou do disque 181. A ligação é anônima.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.







