Um cachorro foi resgatado pela Gerência de Bem Estar Animal (GBEA) da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha, em um terreno abandonado no bairro Vale Encantado, Região 4 do município. O resgate teve apoio da CPI dos Maus Tratos, presidida pela deputada estadual Janete de Sá (PSB).
Após receber uma denúncia, a GBEA, juntamente com a CPI dos Maus Tratos, identificaram o terreno em que o cachorro vivia preso, na rua Monte Sinai. O animal estava em estado de abandono e maus-tratos no terreno, apresentando desnutrição e vivendo em condições sanitárias ruins.
Segundo a Gerente de Bem-Estar Animal, Ester Pinto, o cachorro foi encaminhado para uma clínica veterinária contratada pela prefeitura, onde passará por exames e será castrado.
O proprietário e nenhum outro responsável foram encontrados no local, mas, de acordo com a prefeitura, a ação será remetida ao Ministério Público do Espírito Santo, para que o proprietário ou responsável responda pelos crimes de maus tratos a animais, conforme a Lei Federal nº 9.605/1998.
O secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, explica que as pessoas precisam conviver com os animais em harmonia.
“Qualquer tipo de abuso contra os animais não será tolerado e o rigor da lei continuará sendo aplicado”, afirmou.
Maus tratos a animais é crime passível de punição, como multa e até mesmo prisão. Denúncias de maus tratos e pedidos de resgate de animais devem ser feitas através da Ouvidoria Municipal, no telefone 162.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.







