O adolescente de 17 anos apreendido pela Polícia Civil (PC), na manhã desta sexta-feira (3), confessou ser o autor do disparo que assassinou Pedro Henrique Crizanto, de 20 anos, filho da vereadora e vice-presidente da Câmara de Vila Velha, Patrícia Crizanto (PSB). O crime aconteceu na última quarta-feira (1º), durante o ensaio das escolas de samba, no Sambão do Povo, em Vitória.
Durante coletiva de imprensa, realizada por volta das 10h30 desta sexta, a polícia informou que a apreensão aconteceu por volta das 5h30, em um motel no bairro Rio Branco, em Cariacica. A polícia ainda afirmou que junto com o autor do crime estava a namorada dele, uma adolescente de 15 anos. Os dois foram encaminhados para a delegacia.
Em depoimento, o jovem confessou que matou Pedro Henrique e, segundo a polícia, ainda assumiu que cometeu mais dois assassinatos. A namorada, de acordo com a PC, afirmou que estava no Sambão do Povo, mas em outro local e não viu como tudo aconteceu.
O jovem ainda confessou, em depoimento, que cometeu outros dois homicídios na Grande Vitória. A Polícia Civil afirmou que o adolescente tinha uma mandado de apreensão em aberto por tentativa de duplo homicídio. Informou também que o mesmo já havia sido apreendido em setembro de 2020 e cumpriu medida sócio-educativa por cerca de um ano, ficando livre em 2021.

Cronologia
De acordo com a polícia, tudo começou com uma confusão em um camarote no Sambão do Povo. Um grupo que faz parte do tráfico de drogas no Morro dos Alagoanos estava no camarote quando amigos e parentes de Pedro Henrique chegaram ao local. Segundo a PC, os membros da facção criminosa começaram a encarar os jovens que estavam com a vítima, pois teriam achado que eram de algum grupo rival.
A polícia informou que uma confusão generalizada começou na parte de cima do camarote e continuou na parte de baixo. Pedro Henrique não estava no camarote, mas, conforme informações da PC, foi chamado para o local.
Durante o depoimento, o adolescente de 17 anos afirmou que também não estava no camarote e que foi chamado para ajudar os comparsas. Neste momento, Pedro Henrique tentou se defender usando um capacete. Na tentativa de se defender, o jovem de 20 anos teria atingido a arma do adolescente, uma pistola 9 milímetros, que caiu no chão, segundo a Polícia Civil.

O adolescente rapidamente pegou a arma e efetuou um disparo, que atingiu Pedro Henrique de maneira fatal. Após o crime, o autor do disparo fugiu. Conforme as investigações da polícia, ele tinha a intenção de ficar hospedado em hotéis e motéis da Grande Vitória até que “a poeira baixasse” e ele pudesse voltar para o Morro dos Alagoanos.
A Polícia Civil conseguiu chegar ao autor do crime e, na manhã desta sexta, ele foi apreendido com a namorada, de 15, no motel. Segundo a polícia, junto com o adolescente foram apreendidas dez munições calibre 9 milímetros. A arma usada no crime não foi encontrada. O jovem contou à polícia que a pistola foi “tomada” pelos traficantes para que a mesma não fosse apreendida.
A polícia informou que o autor do disparo que vitimou Pedro Henrique foi autuado em flagrante por homicídio e posse de munições. A PC ressaltou também que a vítima não tinha nenhum envolvimento com tráfico de drogas ou sequer alguma passagem pela polícia. As investigações continuam, de acordo com os delegados responsáveis pelo caso.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.