Prestes a iniciar o carnaval, o Ministério da Saúde inicia nesta sexta-feira (17) uma campanha nos meios de comunicação sobre a importância da prevenção da transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante a comemoração na folia, alertando também para a grande quantidade de pessoas que ainda não tem o diagnóstico da doença.
“Temos 108 mil pessoas no Brasil que têm HIV positivo no Brasil e não sabem. Isso é muito grave”, disse a secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel.
“Essas pessoas são jovens, elas estão no carnaval. O primeiro passo para a prevenção é termos o diagnóstico. Precisamos que nossos jovens saibam da preocupação e dificuldade do tratamento”, concluiu.
Essa é a primeira campanha publicitária realizada pelo Ministério da Saúde na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O chefe do Departamento de HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, Dráurio Barreira, também destacou a disponibilização de tratamentos no Sistema Único de Saúde (SUS). A pasta distribuiu, de acordo com o epidemiologista, mais de 1,2 milhão de preservativos internos e mais de 33 milhões de preservativos externos para as secretarias de estado.
Segundo o Ministério, o foco da campanha terá como motes “conhecer, prevenir e tratar”.
O SUS também conta com métodos de prevenção específicos para quem irá se expor ou já se expôs ao vírus HIV, a Profilaxia Pré-Exposição (Prep) e a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), que consistem na administração de medicamentos específicos para estes casos.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.







