Ainda não há nada o que comemorar, mas já é um alívio a redução do número de feminicídios no Espírito Santo no mês de novembro, conforme estudo divulgado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) nesta segunda-feira (5).
No acumulado do ano, 30 mulheres foram mortas em razão do gênero, número menor se comparado ao mesmo período de 2021, que contabilizou 38 assassinatos desse tipo.⠀
Em novembro do ano passado, quatro homicídios foram registrados contra mulheres no Estado. Até novembro de 2022, o Espírito Santo computa uma redução de 21% nos casos de feminicídios em relação ao mesmo período de 2021. De janeiro a novembro de 2022, o Estado apresenta uma diminuição de 19,4% nos homicídios de mulheres em relação aos mesmos 11 meses de 2021.
Ainda segundo levantamento da Sesp, o mês de agosto deste ano foi o que mais teve casos de feminicídio: foram seis. Desde então, o número começou a cair, com quatro registros em setembro, dois em outubro e zero em novembro.⠀
De janeiro a dezembro do ano passado, 106 mulheres foram mortas, entre as quais 38 estão no grupo de vítimas de feminicídio. Em todos os meses, houve pelo menos um caso em que a simples condição feminina levou ao assassinato.
Os dados foram divulgados em parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves, por meio de pesquisa dirigida pelo professor Pablo Lira.







