O detento encontrado morto em sua cela, na Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim (PRCI), no Sul do Espírito Santo, na última sexta-feira (23), foi executado por suspeita de ser “X9”, gíria popular no mundo do crime para se referir a um possível informante. Segundo Polícia Civil (PC), cinco indivíduos agrediram a vítima até sua morte.
Ainda segundo a PC, os cinco suspeitos, de 22, 30, 25, 28, 29 anos, foram conduzidos em flagrante à 7ª Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim, foram autuados por homicídio qualificado. Segundo relatado por testemunhas à autoridade policial, os cinco indivíduos bateram na vítima até sua morte, sendo o crime cometido por motivo fútil, já que a vítima prestava informações à Polícia.
Todos os conduzidos prestaram depoimento e negaram o crime. O procedimento foi encaminhado à Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cachoeiro de Itapemirim e o inquérito será remetido ao fórum ao término do recesso do judiciário.
A reportagem do MovNews também procurou a Secretaria da Justiça (Sejus) para mais informações. Por nota, o órgão informou que a Corregedoria da pasta já foi informada e instaurou uma sindicância para acompanhar o caso. A Polícia Civil foi acionada e o fato comunicado aos órgãos que compõem o sistema de Justiça.
Os internos eventualmente poderão responder criminalmente, e no âmbito da própria Sejus, a um processo administrativo disciplinar que será enviado ao Poder Judiciário assim que forem concluídas as investigações.
https://movnews.com.br/cotidiano/2022/12/detento-e-encontrado-morto-em-presidio-no-sul-do-estado/







