As chuvas no Espírito Santo deixaram 753 desalojados ou desabrigados e um morto no Estado. A informação foi confirmada pela Defesa Civil no boletim divulgado no final da manhã desta quinta-feira (1º).
A morte registrada foi de um homem de 57 anos que veio a óbito após a casa onde morava desabar no bairro em Vila Belém, Viana. A esposa da vítima teve ferimentos leves na cabeça e no joelho e foi socorrida por vizinhos.
Outro registro de óbito, ocorrido em Afonso Cláudio, na tarde de quarta-feira (30), gerou a suspeita de ser em decorrência das chuvas, entretanto, após levantamentos, ficou constatado que se tratou de um acidente sem qualquer relação com as chuvas.
São 366 desalojados nas cidades de Aracruz, Cariacica, Fundão, João Neiva, Pedro Canário, Santa Leopoldina, São Mateus, Sooretama, Vargem Alta e Viana. Os desabrigados totalizam 369 em Aracruz, Cariacica, João Neiva, Linhares, São Mateus, Viana e Vitória.
Apesar das expectativas do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) na diminuição das chuvas, não foi isso que aconteceu. As chuvas seguem torrenciais em todo o Estado e vários pontos registraram desastres.
Em Viana, cidade que recebeu mais de 170 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, 17 dos 20 bairros foram afetos. Após as chuvas, o município decretou, nesta quinta-feira (1º), estado de calamidade pública.
O Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil já foi estabelecido e o município está em alerta. As escolas da rede municipal tiveram aulas suspensas e os órgãos da administração pública estão voltados ao atendimento de comunidades atingidas pelas chuvas. Foram instituídos ainda 17 pontos de abrigos em unidades escolares da cidade para ajudar os necessitados.
Segundo o boletim mais recente da Defesa Civil do Espírito Santo, são 10 aviso meteorológico vigentes para o Estado, com níveis excepcional, alto e moderado para chuvas intensas e vendaval.
Há ainda sete municípios em alto risco de deslizamentos de terra e alagamentos. São eles: Fundão, Serra, Ibiraçu, Aracruz, Santa Leopoldina, Cariacica e Viana.







