O nível do Rio Doce atingiu 3,48 metros no início da tarde desta quinta-feira (22) ultrapassando a cota de inundação que é de 3,45 metros, de acordo com a última medição realizada pela Defesa Civil Municipal de Linhares. Por conta dos riscos de alagamento, as famílias da comunidade do Olaria já foram orientadas a deixar suas casas.
As famílias serão acolhidas no Grande Hotel, no Centro, local cedido para a Prefeitura por um empresário da cidade para acolhê-los. Antes de se dirigirem ao local, as famílias devem fazer contato com as equipes da Defesa Civil Municipal ou com a secretaria de Assistência Social que ficarão responsáveis para fazer o encaminhamento das famílias para o hotel.
No local, as famílias receberão refeições (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar), atendimento psicológico, além de acompanhamento de assistentes sociais e recreadores da secretaria municipal de Assistência Social. Até o momento, não há registros de desabrigados ou desalojados devido ao aumento do nível do Rio Doce.
A tendência é que o volume de água continue subindo por causa das fortes chuvas que incidem na bacia do rio. A Defesa Civil de Linhares segue em alerta, mantendo o esquema de plantão 24 horas para atender ocorrências e realizar o monitoramento nos pontos que podem ser afetados por inundações.
A população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone do plantão 24 horas (27) 98115 0511. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, pelo 193 do Corpo de Bombeiros. As pessoas que moram próximo às margens do Rio Doce e que tiverem a necessidade de deixar suas residências em caso de alagamento, podem entrar em contato com a secretaria de Assistência Social pelo número (27) 3372-2099.






