O ano de 2023 está prestes a começar. E a sua saúde como está? Se em 2022 você não cuidou da saúde como deveria, é hora de incluir os cuidados com o seu bem estar na lista de prioridades para o próximo ano. Além de uma boa alimentação e de praticar exercícios regularmente, alguns exames precisam ser feitos todos os anos. Que tal se organizar para aquele check-up médico no começo do ano?
Para quem não sabe por onde começar, o médico Elton Pinheiro Barbiero, cardiologista da Samp, afirma que é preciso fazer um hemograma, além de exames de glicemia e tireóide todos os anos.
“Anualmente é recomendado a realização de exames laboratoriais, tais como perfil lipídico, glicêmico, função renal, hepática e tireóide. Dependendo da idade e fatores de risco, estão ainda indicados a realização de exames cardiológicos, como teste ergométrico e ecocardiograma”, explica.
No caso de pacientes com alguma doença associada, os exames podem variar. Os exames de rotina são importantes porque ajudam no diagnóstico e na intervenção precoce de doenças como a Hipertensão Arterial (HAS) e o Diebetes Melitus. Quanto antes se iniciar o tratamento, menores serão os riscos de complicações futuras, como infarto e AVC.
“No caso do homem, dependendo da idade e histórico familiar, também avaliação da próstata. No caso da mulher, o exame preventivo ginecológico e avaliação das mamas. Esses exames são importantes para pesquisa de disfunções orgânicas, estratificação de risco cardiovascular, avaliação funcional e estrutural cardíaca e para prevenção de doenças, como câncer de mama e próstata, por exemplo”, orienta o médico.
Dicas para cuidar melhor da saúde em 2023
Beba água. É fundamental se manter hidratado diariamente, uma vez que 70% do nosso corpo é composto por água. Beber água ajuda a regular o intestino, facilita a digestão e previne o surgimento de pedras nos rins, por exemplo.
Busque uma alimentação variada e saudável, rica em frutas, verduras, legumes, com menos sal, açúcar e gorduras.
Visite o médico anualmente. Avaliações de rotina podem ser feitas por um clínico geral ou geriatra, ginecologista e urologista. Para uma avaliação mais detalhada do ponto de vista cardiológico, é recomendada a visita ao cardiologista.
Faça atividade física regularmente, principalmente aeróbica em uma frequência de pelo menos 150 minutos por semana.
Não esqueça da saúde mental. Procure manter o bom convívio social e familiar, praticar algum hobby ou alguma atividade de relaxamento, como yoga ou meditação, por exemplo. E sempre que sentir necessidade, busque ajuda profissional.







