As fortes chuvas durante a primavera trouxeram vários transtornos para os capixabas. Muitas famílias ficaram desabrigadas ou desalojadas devido a enchentes ou deslizamentos de terra. Embora a chuva tenha dado uma trégua, foram mapeadas, em Vitória, 67 áreas com risco geológico, classificadas como R3 (Alto) ou R4 (Muito Alto), o que faz com que a atenção da população que vive perto desses locais seja redobrada.
Vitória, inclusive, foi a capital brasileira onde mais choveu na última estação. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), foram 839mm de chuva no período, registrando o dobro da média dos últimos 30 anos.
Com o perigo iminente, em caso de novas chuvas, e com a necessidade de alertar as famílias que moram próximo a áreas de risco, a reportagem entrou em contato com a prefeitura de Vitória para saber quais medidas estão sendo tomadas para evitar tragédias nessas regiões.
Em nota, a prefeitura informou que as obras e estudos nas áreas de drenagem e contenção de encostas foram retomados em janeiro de 2021. Das obras iniciadas, o executivo municipal informou que 35 foram concluídas em 20 meses, quatro ainda estão em andamento e outras 39 foram licitadas e serão iniciadas nos próximos meses.
A prefeitura afirmou ainda que, em agosto de 2022, foi lançado um edital para mais 139 obras de contenção em 57 bairros com investimentos de quase R$ 60,5 milhões e disse que a população que reside em áreas de risco são atendidas com programas habitacionais. Conforme o executivo, de janeiro de 2020 até hoje, foram entregues 130 casas próprias.
A prefeitura da capital capixaba finalizou dizendo que a cidade é monitorada, em caráter permanente, pelo projeto Mapeamento das Áreas de Risco das Encostas do Município de Vitória (Mapenco), que tem como objetivo caracterizar, localizar, dimensionar, classificar e disponibilizar dados de risco de caráter geológico-geotécnico, usando como instrumentos as estações pluviométricas que monitoram as chuvas nas encostas.
Defesa Civil
A prefeitura de Vitória disse, por meio de nota, que a Defesa Civil Municipal realiza o monitoramento e mantém um esquema de plantão e vistoria das áreas de risco de Vitória, com plantão 24 horas. Os pode acionar o plantão do órgão pelo telefone (27) 98818-4432.







