O Ministério da Educação (MEC) divulgou o calendário de inscrições de 2023 dos três principais programas de acesso ao ensino superior: Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Para selecionarem novos alunos, todos eles usam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão divulgadas em 13 de fevereiro.
Veja as datas abaixo:
- Fies
Inscrições: de 14 a 17 de março
Resultados: 21 de março
Para que serve: O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) é um programa do Ministério da Educação do Brasil, criado em 1999, destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas.
- Prouni
Inscrições: de 7 a 10 de março
Resultados: 14 de março (1ª chamada) e 28 de março (2ª chamada)
Para que serve: O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa do Governo Federal do Brasil desenvolvido por Fernando Haddad, Ministro da Educação na época, com o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de ensino superior.
- Sisu
Inscrições: de 28 de fevereiro a 3 de março
Resultados: 7 de março
Para que serve: O programa aprova estudantes para universidades públicas (gratuitas, portanto). O aluno pode mudar suas opções de curso quantas vezes quiser, ao longo do período de inscrição, tomando como base as notas de corte parciais divulgadas diariamente. Há vagas para cotistas (as regras variam de instituição para instituição).







