Olá, pessoas, que buscam a todo custo seu lugarzinho no céu. Hoje vamos falar de cinema e pode ser que tenha um toquezinho no “gore”. Eu, escritor dessa coluna, é uma pessoa apaixonada por uma história que nos tira o fôlego, ou por um bom e velho suspense psicológico que te deixa na beira da cadeira, agarrado na sua coxinha de jaca favorita.
Hoje vamos falar de um Gênero de “Suspense Psicológico”, não chega ser um terror, (mas, pode dar uns sustos), a questão principal é voce ficar pensando, “O que foi que eu vi”? Eu, Daniel Bones, tive a oportunidade de participar da Equipe de Produção e fazer a revisão final do roteiro do filme.
A ideia de “Paraíso de Cada Um” é deliciosa: um lugar seguro, feito sob medida, sem régua nem padrão. Mas, cá entre nós, o que acontece quando o seu “palácio de paz” se revela o “colchão torto” da vida alheia, ou pior, um inferno particular? O que estamos buscando afinal? O paraíso? Por acaso você já viu a fila para entrar lá?” A piada é que vivemos numa eterna corrida, mas este média-metragem sugere que o verdadeiro destino está na mente, e ele pode ser bem mais assustador do que o engarrafamento da Segunda Ponte.
Pois bem, prepare-se para conhecer o mais novo fôlego do audiovisual do Espírito Santo: o média-metragem “Paraíso de Cada Um”!
Aqui nas terras do congo, o suspense e o terror já têm alguns mestres, como Rodrigo Aragão, Alexandre Serafini e Diego Scarparo, mas agora temos uma dupla promissora para prestar atenção: os diretores Ricardo Steff e Raiany Simões.

O filme, um suspense psicológico de cerca de 50 minutos, mergulha na jornada de Laura (Dani Cozendey), uma mãe solteira e corretora recém-promovida que está à beira do colapso emocional (quem não está?). Para fugir do estresse da cidade, ela decide visitar o sítio isolado de sua mãe (Joelma Neves). Pense bem: você só quer paz e um café fresquinho, mas, de repente, o que era para ser uma pausa se transforma num pesadelo, e a tranquilidade se esvai.
No roteiro original de Giovandre Silvatece, a trama se complica: Laura sofre um pequeno acidente de carro após se distrair com uma voz misteriosa no rádio. Chegando ao sítio, ela se vê isolada, incapaz de se comunicar com o mundo além da mãe, que insiste para que ela fique para sempre. A realidade some, e Laura começa a duvidar de sua sanidade.
“Minha personagem é uma mãe cercada de silêncios e memórias, e traduzir isso na tela foi uma experiência transformadora,” comenta Joelma Neves, que interpreta a mãe de Laura.

Se 70% de um filme se passa em um só lugar, ele se torna quase um personagem. No caso de “Paraíso de Cada Um”, a maior parte da trama se desenrola na Serra, mas, tem gravações em Vitória. As gravações ocorreram entre 27 de novembro e 08 de dezembro, com uma equipe de 40 profissionais. É o nosso cinema capixaba mostrando que o talento capixaba não precisa de muito para criar um universo inteiro! O média, foi contemplado pelo Edital 004/2023 – Lei Paulo Gustavo, é produzido pela Utopia Filmes, uma produtora jovem, mas com experiência em cinema de “guerrilha” e já responsável por longas premiados como “Silencioso Desespero (2023)”, “Clara (2022)”, “Dama Inerte (2024)”, “Manoel Loureno: Improviso e Paixão (2025)”.
Além de querer brilhar nos festivais, o projeto tem um objetivo social bem definido: alcançar o público infantojuvenil. Por que o suspense para os jovens? Porque ele trata de temas cruciais que os jovens enfrentam: ansiedade, escolhas de vida, pressão social, superação de adversidades e a importância da saúde mental. A ideia é transformar o filme em uma ferramenta gratuita de discussão e incentivo à leitura em escolas públicas e particulares.
“A proposta do média é fazer com que eles reflitam sobre a vida e suas escolhas, mostrando que a saúde mental nunca deve ser deixada de lado durante essa jornada“, explica o diretor Ricardo Steff.
Para garantir a qualidade da mensagem e a inclusão, o projeto contou com Consultorias Psicológicas para a produção do roteiro (se tratando de crianças envolvidas), Equipe e elenco compostos por maioria de Mulheres e pessoas LGBTQIA+, Consultoria de Deficiência Visual, Acessibilidade (audiodescrição e legendas).
“Paraíso de Cada Um” fará sua pré-estreia no dia 21 de novembro, às 20 horas, no Cine Jardins, em Vitória de forma Gratuita.
O projeto não é apenas um suspense que promete te dar uns sustos; é uma reflexão profunda sobre a necessidade de enfrentar nossos desafios pessoais para encontrar o verdadeiro paraíso interior. O filme se estabelece como uma metáfora da experiência de muitos jovens: a fuga da realidade e a sensação de que o mundo conhecido “deixou de existir”. Ao focar em temas como ansiedade e escolhas de vida, o média-metragem usa o medo e o isolamento como motor para o autoconhecimento. Ele nos lembra de que o suspense psicológico é, muitas vezes, o gênero mais realista, pois a maior parte do “terror” que vivemos está nas incertezas da nossa própria mente.

A temática do suspense psicológico é perfeita para abordar as pressões da juventude. Como o diretor Ricardo Steff mencionou, a ideia inicial era a de uma mulher que vai para um lugar e não consegue sair. Este lugar, que é o “paraíso da mãe” (em uma referência ao clássico expressionista alemão ‘O Gabinete de Dr. Caligari’ de 1920) se torna o inferno de Laura. Isso é um conceito poderoso: o que é refúgio para um pode ser a prisão para outro. A história de Laura é, portanto, uma metáfora cativante para as experiências dos jovens com a ansiedade, proporcionando um caminho para “superar obstáculos e valorizar a própria vida”.
No mundo de Laura, o choque pode ser a perda da realidade, mas a mensagem, como a do filme, é otimista: é preciso encarar a escuridão (ou o espantalho, no caso dela) para valorizar a vida e fazer escolhas conscientes. O filme nos desafia a refletir sobre quais são os próximos passos que devemos seguir e quem levaremos conosco nessa jornada.
Este é um projeto 100% capixaba com uma causa nobre, que visa promover o diálogo e o engajamento ativo dos jovens na busca por seu próprio “paraíso”.
Assista o trailer
PARAÍSO DE CADA UM
? 21 de novembro
? 20h
? Cine Jardins-R. Carlos Eduardo Monteiro de Lemos, 262, Jardim da Penha, Vitória-ES (Shopping Jardins)
?️ Entrada gratuita (Ingressos via Sympla)







