No começo desta semana o reggae perdeu um dos seus grandes nomes. Aos 81 anos de idade, Jimmy Cliff faleceu vítima devido a uma convulsão seguida de uma pneumonia. O anúncio foi feito nas redes sociais por sua esposa, Latifa Chambers.
“É com profunda tristeza que compartilho a notícia de que meu marido, Jimmy Cliff, faleceu devido a uma convulsão seguida de pneumonia
Sou grata à sua família, amigos, colegas artistas e colegas de trabalho que compartilharam sua jornada com ele. A todos os seus fãs ao redor do mundo, saibam que o apoio de vocês foi a força dele durante toda a sua carreira.
Jimmy, meu querido, que você descanse em paz. Seguirei seus desejos.”, escreveu Latifa.
Nasceu no ano de 1964 em St. James, Jamaica, com o nome de James Chambers. Era o oitavo filho de uma família com 9. Começou a revelar o seus dotes musicais aos 6 anos na igreja.
A mudança de nome aconteceu aos 14 anos quando o então James se mudou para a capital da Jamaica, Kingston. Lá adotou o “sobrenome” Cliff. Nessa época gravou vários singles e só chegou ao topo das paradas jamaicanas com o lançamento da sua própria composição, Hurricane Hattie.
Hurricane Hattie – Jimmy Cliff
Jimmy Cliff decide se mudar para Londres em 1965, quando trabalhou na Island Records, aquela que mais tarde se tornaria a gravadora de Bob Marley. No início, a gravadora tentou fazer com que o seu reggae se tornasse mais palatável ao público do rock, essas tentativas, porém, não foram bem-sucedidas.
O sucesso veio com o single de 1969 Wonderful World, Beautiful People – um hino animado e inspirador; e com a canção politicamente engajada Vietnam. Esta última foi considerada por Bob Dylan como “a melhor canção de protesto já escrita”, cuja letra conta a história de um jovem soldado que escreve da guerra e promete à sua mãe que voltará para casa em breve. Infelizmente no dia seguinte o que ela recebe é um telegrama, com a informação da morte do filho.
Jimmy Cliff – Wonderful World, Beautiful People
Jimmy Cliff não restringiu sua atuação artística à música. Em 1972, estrelou o filme The Harder They Come (Batalha Sangrenta, em português), no qual interpretou Ivan Martin, um jovem que tentava entrar na corrupta indústria musical jamaicana. Essa atuação é considerada muito importante para a difusão internacional do reggae.
“O filme abriu as portas para a Jamaica”, lembrou Cliff. “Ele disse: ‘É daqui que vem essa música.'”
Cliff compôs quatro canções para a trilha sonora, dentre as quais se destaca o hino gospel Many Rivers To Cross, que refletia seus primeiros anos como um artista em busca de reconhecimento no Reino Unido.
Jimmy Cliff – Many Rivers To Cross
O artista jamaicano tinha uma relação especial com o Brasil. Participou do Festival Internacional da Canção em 1968, no Rio de Janeiro, e se tornou muito querido por aqui. Em 1980 fez uma turnê no Brasil junto com Gilberto Gil. Voltou outras vezes durante outras apresentações em nosso país em 1984, 1990, 1993 e 1998. A presença de Jimmy Cliff no Brasil não foi apenas para realização de show. Ele morou no Rio de Janeiro e em Salvador e teve uma filha brasileira, a atriz Nabiyah Be.
Escreveu canções de sucesso como Reggae Night e I can see clearly now, versão de uma música de Johnny Nash. Ganhou dois Grammys pelos álbuns Cliff Hanger (1985) e Rebirth (2012). Seu último álbum foi Refugees, lançado em 2022.
Jimmy Cliff – Reggae Night (Official Video)
Jimmy Cliff – I Can See Clearly Now
Em outubro de 2003, suas contribuições para a música e a cultura jamaicanas foram reconhecidas ao receber a prestigiosa Ordem do Mérito do país. Jimmy Cliff, no entanto, afirmava que sua conexão com os fãs era mais importante do que qualquer outra honraria que recebeu.









