Durante a semana celebramos o dia do professor. Para os profissionais de ensino e grande parte de alunas e alunos, foi um dia de folga, para outras pessoas foi um momento dedicado a homenagens a pessoas que dedicam suas vidas a nossa formação intelectual, profissional e pessoal.
Durante muito tempo o presente dado a profissionais de ensino foi a maçã e, em algumas situações, um buquê de flores. Hoje vamos sugerir uma nova maneira de homenagear quem dedica sua vida à nobre atividade do ensino. Já pensou em presentear suas professoras e professores com uma playlist? É essa a nossa sugestão de hoje.
Vamos começar por Lamartine Babo que, em 1932, no auge do prestígio, se juntou a Noel Rosa para compor “A.E.I.O.U.”, uma marcha satírica que aborda o ambiente escolar. Ela foi lançada pela dupla e regravada por Maurício Pereira.
Em Meus Tempos de Criança, faz uma homenagem à sua infância e aos detalhes que fizeram parte desse momento de sua vida, como os sons da matriz, a professorinha que ensinou o bê-a-bá, as travessuras e o primeiro amor, Mariazinha. Como muitos dizem em sua vida adulta, “eu era feliz e não sabia”.
Apesar de não ser uma disciplina amada por todos, a matemática foi tema de uma das canções de Tom Jobim. Composta em parceria com Marino Pinto, Aula de Matemática foi lançada em 1958 por Sylvinha Telles e é uma das faixas do álbum O Tom da Takai, de Fernanda Takai. De acordo com a ex-vocalista da banda Pato Fu, “A ‘Aula de Matemática’ é minha contribuição como artista e mãe, porque fala de um assunto recorrente para quem tem filhos, o momento em que a matemática começa a ficar cabeluda, acho que pode ajudar muita gente”, conta Fernanda.
Fernanda Takai – Aula de Matemática / Discussão | O Tom da Takai Ao Vivo
Em 1995, Leci Brandão lançou Anjos da Guarda, um samba em defesa da educação e de todos os nossos professores.
No filme Uma Professora Muito Maluquinha, inspirado em uma das criações do cartunista Ziraldo, Milton Nascimento interpreta Dia Comum, de Ronald Valle. Nessa canção, a beleza do aprendizado aparece de forma sutil, mas deixa claro que “vai mudar sua vida”.
Milton Nascimento – Dia Comum (Uma Professora Muito Maluquinha)
Em Catulina, além da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, outra personagem é homenageada pelo compositor Jorge Mautner. A canção, fruto da parceria com Afonso Henriques, conta a história de uma professora no sertão brasileiro que, “montada em seu burrico, trota 120km para ensinar as criancinhas a ler e escrever”. Composta em forma de repente, Catulina é uma maneira de o cantor se posicionar a respeito de episódios de perseguição a professores, baseados em iniciativas como a Escola Sem Partido.
Não poderíamos deixar de fechar essa lista sem mencionar To sir with love, música-tema do filme “Ao mestre, com carinho”, de 1967, estrelado por Sidney Poitier. Destacou-se também no episódio final da primeira temporada da série Glee, quando o coral New Directions homenageou o professor Will Schuester.
Ao Mestre Com Carinho (Lulu – To Sir with Love) Legendado em PT BR HD
É uma lista pequena, mas é dedicada a todas professoras e professores com muito carinho.









