5 de dezembro de 2025
sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Aos nossos maestros e maestrinas

Durante a semana celebramos o dia do professor. Para os profissionais de ensino e grande parte de alunas e alunos, foi um dia de folga, para outras pessoas foi um momento dedicado a homenagens a pessoas que dedicam suas vidas a nossa formação intelectual, profissional e pessoal.

Continua após a publicidade

Durante muito tempo o presente dado a profissionais de ensino foi a maçã e, em algumas situações, um buquê de flores. Hoje vamos sugerir uma nova maneira de homenagear quem dedica sua vida à nobre atividade do ensino. Já pensou em presentear  suas professoras e professores com uma playlist? É essa a nossa sugestão de hoje.

Vamos começar por Lamartine Babo que, em 1932, no auge do prestígio, se juntou a Noel Rosa para compor “A.E.I.O.U.”, uma marcha satírica que aborda o ambiente escolar. Ela foi lançada pela dupla e regravada por Maurício Pereira.

Continua após a publicidade

A.E.I.O.U.

Em Meus Tempos de Criança, faz uma homenagem à sua infância e aos detalhes que fizeram parte desse momento de sua vida, como os sons da matriz, a professorinha que ensinou o bê-a-bá, as travessuras e o primeiro amor, Mariazinha. Como muitos dizem em sua vida adulta, “eu era feliz e não sabia”.

Meus Tempos De Criança

Apesar de não ser uma disciplina amada por todos, a matemática foi tema de uma das canções de Tom Jobim. Composta em parceria com Marino Pinto, Aula de Matemática foi lançada em 1958 por Sylvinha Telles e é uma das faixas do álbum O Tom da Takai, de Fernanda Takai. De acordo com a ex-vocalista da banda Pato Fu, “A ‘Aula de Matemática’ é minha contribuição como artista e mãe, porque fala de um assunto recorrente para quem tem filhos, o momento em que a matemática começa a ficar cabeluda, acho que pode ajudar muita gente”, conta Fernanda.

Fernanda Takai – Aula de Matemática / Discussão | O Tom da Takai Ao Vivo

Em 1995, Leci Brandão lançou Anjos da Guarda, um samba em defesa da educação e de todos os nossos professores.

Anjos da Guarda

No filme Uma Professora Muito Maluquinha, inspirado em uma das criações do cartunista Ziraldo, Milton Nascimento interpreta Dia Comum, de Ronald Valle. Nessa canção, a beleza do aprendizado aparece de forma sutil, mas deixa claro que “vai mudar sua vida”.

Milton Nascimento – Dia Comum (Uma Professora Muito Maluquinha)

Em Catulina, além da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, outra personagem é homenageada pelo compositor Jorge Mautner. A canção, fruto da parceria com Afonso Henriques, conta a história de uma professora no sertão brasileiro que, “montada em seu burrico, trota 120km para ensinar as criancinhas a ler e escrever”. Composta em forma de repente, Catulina é uma maneira de o cantor se posicionar a respeito de episódios de perseguição a professores, baseados em iniciativas como a Escola Sem Partido.

Catulina

Não poderíamos deixar de fechar essa lista sem mencionar To sir with love, música-tema do filme “Ao mestre, com carinho”, de 1967, estrelado por Sidney Poitier. Destacou-se também no episódio final da primeira temporada da série Glee, quando o coral New Directions homenageou o professor Will Schuester.

Ao Mestre Com Carinho (Lulu – To Sir with Love) Legendado em PT BR HD

É uma lista pequena, mas é dedicada a todas professoras e professores com muito carinho.

Continua após a publicidade
Ulisses Mantovani
Ulisses Mantovani
Bacharel em Música da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), violeiro, compositor e Servidor Público Estadual

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:53 am
Anoitecer
06:11 pm
22ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
3.6 km/h
06/12
Sáb
Mínima
21ºC
Máxima
25ºC
07/12
Dom
Mínima
21ºC
Máxima
26ºC
08/12
Seg
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC
09/12
Ter
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC

Volta Ecológica defende os Manguezais de Vitória

Tony Silvaneto

Leia também