Gente, preciso contar pra vocês: antes de ler espresso Fantasma, eu já estava mega ansiosa. A sinopse me chamou muito a atenção e a capa… minha nossa, é linda demais! Eu fiquei completamente apaixonada. E eu ainda sigo o Tiago Valente no Instagram, então já cheguei com altas expectativas: “Esse livro vai ser incrível!” E, sério, ele foi exatamente isso. Um livro leve, curtinho, fácil de ler e super gostoso de acompanhar.
O que eu mais amei foram as reviravoltas do plot. O mistério principal é sobre os desaparecimentos de frequentadores do café (isso tá na sinopse, então relaxa, não é spoiler). No começo, você pensa: “Ah, aconteceu por isso”. Depois: “Não, foi por aquilo”. E quando chega no final… pronto! É algo que você nem imaginava. Pessoas que você achava legais não são tão legais assim e vice-versa. Eu adoro quando um livro consegue fazer isso, sabe? Quando você realmente não consegue adivinhar o final.
Se eu pudesse, eu seria uma das personagens! Eu trabalharia no café, seria amiga do Renan e do Gustavo, ajudaria a descobrir o mistério dos desaparecimentos… ia ser incrível me sentir parte daquele universo. E sério, impossível não amar os protagonistas: eles são fofos demais! Também adorei a Mariana, a repórter, que é super querida. O livro não tem personagens complexos demais, tipo “bom e mau ao mesmo tempo”; aqui os bons são bons, os malvados são malvados, e é fácil se apegar aos que a gente gosta.
No Skoob eu dei quatro estrelas. Por quê? Porque é muito bom, não tem defeito, mas eu guardo o meu coração de fã pra dar favoritos só quando realmente bate aquela conexão super forte. Mas, gente, sério, que livro gostoso! E a capa… perfeita! Eu só conheci o livro por causa dela e fiquei: “Preciso ler isso agora!”. O universo é super acolhedor, com aquela vibe de cafeteria aesthetic que dá vontade de visitar. Meu sonho era ter um Espresso Fantasma em São Paulo, juro!
Ah, e rapidinho: ele é perfeito pra quem tá com ressaca literária. Sabe quando você não consegue ler nada? Esse livro é leve, curto, e você nem percebe que acabou. Li em dois dias e não queria que acabasse. Mistério, romance… tem de tudo um pouco.
Se tivesse uma adaptação brasileira, eu já escalaria o elenco: Mariana seria a Mariana Sena, Gustavo o Pedro Ogata, e Renan o André Lamoglia. Já dá pra imaginar, né?
Então, se você quer uma história leve, com reviravoltas legais, personagens que você ama e a vibe acolhedora de uma cafeteria temática, corre pra ler espresso Fantasma. Uma xícara desse livro é o remédio perfeito pra qualquer ressaca literária.









