Foram abertas três turmas para visitas guiadas à exposição “SUS 35 anos: Universalidade, Equidade, Integralidade”, em exibição no Espaço Cultural Dona Ivone Lara, sede do Ministério da Saúde, em Brasília. As sessões ocorrerão em 17/12 às 14h, 13/01 às 10h e 28/01 às 14h. É preciso inscrever-se antecipadamente. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas.
Sobre a mostra
A exposição, produzida pelo Centro Cultural do Ministério da Saúde, reúne arte, poesia e memória ao longo de 160 metros de percurso expositivo. A literatura de cordel estabelece diálogo com a saúde pública: palavra e política pública, arte e acolhimento, com o objetivo comum de cuidar de todas e todos.
Inaugurada em 20 de outubro, a mostra celebra as três décadas e meia do Sistema Único de Saúde (SUS), evidenciando sua trajetória, conquistas e desafios. Ao adotar a linguagem popular do cordel, a exposição aproxima o público da história e dos valores do SUS, reconhecido como um dos maiores e mais complexos sistemas públicos de saúde do mundo.
Entre os pontos de destaque estão os cordéis de Elias José da Silva, Cristine Nobre Leite e Anne Karolynne, profissionais da área da saúde que também atuam como poetas e cordelistas. Versos inéditos entrelaçam-se a imagens históricas, marcos legais e registros da diversidade que compõem o legado do Sistema. As fotografias de Radilson Carlos Gomes, servidor e fotógrafo do Ministério da Saúde, mostram o SUS em diversas regiões do país, enquanto uma linha do tempo expõe os principais avanços da saúde pública brasileira.
A mostra inclui ainda o módulo interativo “Todo mundo usa o SUS”, que convida o visitante a reconhecer, de maneira lúdica, como o Sistema está presente no cotidiano, desde o atendimento médico até ações de vigilância sanitária, vacinação e segurança alimentar.








