Empresas especializadas em túneis imersos reunirão-se com o ministro de Portos e Aeroportos na próxima semana. O ministro Silvio Costa Filho começará uma viagem pela Europa na segunda-feira (21) para apresentar detalhes do projeto do primeiro túnel imerso do Brasil, que interligará Santos e Guarujá, no litoral paulista. A viagem inclui visitas a Portugal, Holanda e Dinamarca, onde se encontram empresas de construção com as habilidades necessárias para essa obra.
O projeto, fruto de parceria entre os governos federal e estadual, será um investimento de cerca de R$ 6 bilhões e é considerado a maior obra do Novo PAC. Segundo o ministro, essa iniciativa não só atenderá a uma demanda histórica da região, mas também trará dignidade à população, melhorando a mobilidade urbana, gerando empregos e fortalecendo o Porto de Santos, o maior porto público da América Latina. As obras têm previsão de conclusão até 2030.
Reuniões em Portugal
Em Portugal, no dia 21, está agendada uma reunião com a Mota-Engil, em parceria com a chinesa CCCC, uma das maiores construtoras do mundo. A CCCC tem significativo histórico em projetos complexos, incluindo túneis submarinos na Baía de Dalian e na conexão Hong Kong-Zhuhai-Macau.
Atividades na Holanda
Nos dias 22 e 23, em Amsterdã, o ministro terá encontros com as empresas holandesas Ballast Nedam e TEC Tunnel. A Ballast Nedam traz vasta experiência em túneis imersos, enquanto a TEC Tunnel é reconhecida globalmente pela inovação em engenharia de túneis, com importantes projetos como a ligação Øresund.
Visita ao túnel de Fehmarnbelt
Em 24 de agosto, a comitiva visitará o túnel de Fehmarnbelt, que está em construção sob o Mar Báltico. Esse túnel rodoviário e ferroviário, com 18,1 quilômetros de extensão, representa um marco na engenharia e reduzirá significativamente o tempo de travessia da região.
Descrição do projeto do túnel Santos-Guarujá
O túnel Santos-Guarujá, que se esperava há quase um século, terá 1,5 quilômetro de extensão, sendo 870 metros imersos. Ele contará com três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma faixa dedicada ao Veículo Leve sobre Trilhos. O projeto ainda prevê acessos específicos para pedestres e ciclistas, atendendo à demanda de 28 mil pessoas que cruzam as margens diariamente utilizando balsas, que é considerada a maior do mundo em termos de veículos transportados.
Este projeto ambicioso visa não apenas facilitar o transporte na região, mas também promover um desenvolvimento sustentável e acessível para os cidadãos.