O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, iniciou uma agenda estratégica na China com o objetivo de atrair investimentos para carros elétricos, baterias e data centers no Brasil. Essa visita também serve como preparação para a viagem do presidente Lula, agendada para o próximo mês. O primeiro compromisso foi em Shenzhen, na sede da BYD, uma das maiores empresas do setor de mobilidade elétrica e energia limpa. Durante o encontro, foram discutidos investimentos em duas áreas: a expansão de veículos elétricos e soluções de baterias para estabilização do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Atraindo investimentos para a transição energética
O ministro enfatizou a importância desses recursos para que o Brasil fortaleça sua liderança na transição energética global. Ele reiterou que a agenda se baseia em diálogo e cooperação entre países, uma marca característica da política do presidente Lula. Silveira destacou a importância de fortalecer parcerias com o setor automobilístico, promovendo inovação e desenvolvimento sustentável, além de criar empregos.
Iniciativas para a nova economia verde
Na reunião com Oscar Su, vice-presidente da BYD na América Latina, Silveira reforçou o compromisso do Ministério de Minas e Energia em posicionar o Brasil na vanguarda da nova economia verde. O foco está na promoção do uso de energias renováveis e na descarbonização da matriz elétrica. O ministro ressaltou que o Brasil possui condições únicas para liderar esse processo, dada sua matriz elétrica majoritariamente limpa e crescente potencial tecnológico.
BYD no Brasil
Desde a sua chegada ao Brasil em 2014, a BYD tem expandido significativamente suas operações. A empresa possui sete fábricas em diferentes estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. A construção do Complexo de Camaçari, estimada em R$ 5,5 bilhões, terá a capacidade de gerar 20 mil empregos e produzir até 150 mil veículos elétricos por ano na sua fase inicial.
A BYD tem demonstrado liderança no mercado brasileiro de veículos elétricos e híbridos, com mais de 76 mil veículos vendidos em 2024 e uma meta de expandir sua rede de concessionárias de 165 para 270 até 2025. Atualmente, a marca é responsável por sete em cada dez carros elétricos vendidos no Brasil e um em cada quatro híbridos.