A formação online voltada para educadores oferece uma oportunidade valiosa de aprimorar conhecimentos sobre segurança digital, especialmente no que se refere à proteção de meninas contra violências online. Com uma carga horária de 20 horas e certificação pela Enap, o curso “Escolas ON, Violências OFF: Educação para segurança online de meninas” foi oficialmente lançado em 14 de fevereiro e já está disponível na plataforma da Escola Virtual de Governo (EVG).
Objetivos do curso
Essa iniciativa, desenvolvida pela organização Serenas com o suporte da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), do Ministério das Mulheres e da Embaixada do Reino Unido, visa capacitar educadores e profissionais que trabalham com crianças e adolescentes. O curso aborda a prevenção de violências digitais no ambiente escolar, focando na proteção das meninas contra ameaças como assédio online.
Durante o evento de lançamento, Mariana Filizola, coordenadora de Educação Midiática da SPDigi da Secom, enfatizou a importância deste curso no fomento à promoção e proteção dos direitos das meninas no contexto digital. Segundo estudos da Serenas, as meninas são as principais vítimas de violências digitais, o que torna a educação sobre esse tema ainda mais necessária.
Qualificação e acessibilidade
O curso foi estruturado para ser acessível e dinâmico, respeitando a rotina dos educadores. Com 10 videoaulas curtas, conteúdos escritos e atividades interativas, ele é totalmente gratuito e pode ser acessado em qualquer dispositivo. O material inclui legendas e tradução em Libras, ampliando sua acessibilidade. Os temas abordados no curso variam desde as raízes das violências de gênero até estratégias práticas para enfrentamento das violências em ambientes escolares.
Módulos do curso
O curso é composto por cinco módulos:
– Conhecendo as violências contra meninas e mulheres
– Violências contra meninas facilitadas pela tecnologia
– Juventudes e cultura digital: comportamentos nas redes e os impactos das violências
– Comunidades escolares no enfrentamento das violências contra meninas
– A educação como ferramenta para prevenção de violências
Esse formato visa proporcionar uma formação eficaz, capacitando educadores a atuarem de forma preventiva e interventiva em relação a essas questões críticas, contribuindo para um ambiente mais seguro para os estudantes.
A importância da educação na prevenção da violência de gênero no ambiente digital não pode ser subestimada. Com o apoio do Governo Federal e a expertise da Serenas, espera-se que o curso atinja um público amplo e gere um impacto positivo nas escolas de todo o Brasil.