O Ministério das Comunicações do Brasil está atualmente na China, participando de atividades voltadas para a troca de experiências nas políticas públicas de tecnologia da informação. Esta visita integra a preparação para a presidência do Brasil no BRICS em 2025, que é um bloco de países que promove a cooperação política e econômica.
O ministério brasileiro foi convidado pela filial chinesa do Instituto de Rede Futura do BRICS (BIFNC, na sigla em inglês) e participa do Workshop de Treinamento de Excelência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Transformação Digital, organizado pela Academia Chinesa de Tecnologia da Informação e Comunicações (CAICT, na sigla em inglês). Este workshop é destinado a profissionais do setor de TIC provenientes dos países do BRICS e de outras nações em desenvolvimento.
Na ocasião, o coordenador-geral de Políticas Públicas para Serviços de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, William Zambelli, se une a representantes de países como África do Sul, Rússia, China, Etiópia, Egito, Mongólia, Nigéria, Camarões, Quênia, Tunísia e Irã. O principal objetivo do workshop é o aprimoramento de conhecimentos em áreas como transformação digital, inteligência artificial, planejamento de nova infraestrutura de informação, além de aplicações de internet, telefones móveis e computação em nuvem.
Durante sua estadia, além da participação no workshop, Zambelli iniciou discussões com o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China sobre os preparativos para o BRICS 2025. No próximo dia 6, o representante do Ministério das Comunicações realizará uma apresentação sobre “Desafios e Oportunidades da Transformação Digital”.
O BIFN é um órgão que representa a colaboração tecnológica entre os países membros do BRICS, que incluem Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O instituto foi criado para fortalecer as colaborações em áreas emergentes e tecnológicas avançadas, buscando inovações que beneficiem as populações desses países.